Jovem de 23 anos foi o autor do tiroteio no aeroporto de Los Angeles

Jovem de 23 anos foi o autor do tiroteio no aeroporto de Los Angeles
| Mundo
Porto Canal / Agências

Paul Anthony Ciancia, de 23 anos e residente em Los Angeles, foi identificado pelo FBI como o autor do tiroteio no aeroporto internacional daquela cidade norte-americana que causou um morto e sete feridos.

Paul Ciancia entrou no terminal 3 do aeroporto vestido de negro às 09:20 de sexta-feira (16:20 em Lisboa) armado com uma espingarda de assalto e começou a disparar sobre os passageiros.

Conseguiu passar a zona de controlo e entrar na área de embarque, onde trocou tiros com a polícia, tendo ficado ferido. Foi então detido e levado para um hospital em estado crítico.

A única vítima mortal foi um agente da Agência de Segurança dos Transportes (TSA) norte-americana, de 39 anos, que sucumbiu aos ferimentos no hospital.

Esta foi a primeira vez que um agente da TSA morreu em serviço desde a criação da agência depois dos atentados de 11 de Setembro.

De acordo com o 'mayor' de Los Angeles, Eric Garcetti, o atirador tinha planeado um massacre.

"Ele tinha mais de 100 cartuchos de munições para matar todas as pessoas que se encontrassem no terminal", declarou em conferência de imprensa.

As motivações do jovem ainda não foram apuradas. Em comunicado, o FBI considera ser "prematuro comentar" as mesmas.

De acordo com o chefe da polícia do aeroporto de Los Angeles, Patrick Gannon, o atirador terá atuado sozinho.

De acordo com o canal NBC, o atirador tinha ligações com a TSA e visava os seus agentes, informação que não foi confirmada pela agência.

A TSA apenas confirmou que Ciancia não era seu funcionário.

Segundo familiares do atirador citados pelo mesmo canal, Ciancia é originário do Estado de Nova Jérsia e residente em Los Angeles e alegadamente tinha pensamentos suicidas e depressivos.

De acordo com fontes citadas pelo diário Los Angeles Times, os investigadores encontraram uma nota na qual o jovem expressa a sua "deceção com o governo" e que não tinha a intenção de ferir "inocentes".

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.