Aquecimento global no próximo milénio preocupa especialistas

Aquecimento global no próximo milénio preocupa especialistas
| Mundo
Porto Canal (AYF)

Um estudo da revista Nature sugere que a estabilização dos níveis de gases de efeito de estufa podem comprometer o planeta Terra com um aquecimento eventual de cinco graus Celsisus (intervalo de três a sete graus Celsius, 95% intervalo credível).

Enquanto as camadas de gelo, vegetação e poeira atmosférica continuarem a responder ao aquecimento global, como revela um estudo da revista Nature.

O estudo revela que mesmo um aquecimento global de 3ºC, no longo prazo, pode ter repercussões muito negativas como o  desencademento de impactos das alterações climáticas que incluem tempestades marítimas, reforçadas pela subida do nível das águas, ondas de calor mortíferas e gigantes inundações.

As atuais concentrações de dióxido de carbono (CO2) principal gás com efeito de estufa na atmosfera, já supera as 400 partes por milhão(ppm), avança o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, forçando assim um aquecimento global médio da temperatura média.

No acordo de Paris, segundo outro estudo da revista Nature datado de 30 de Junho do presente ano, revelou a preocupação em "prosseguir os esforços" para manter o aquecimento global bem abaixo dos dois graus Celsius, limitando-o para 1,5 graus Celsius.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.