Passos Coelho congratula-se com votação de Guterres na ONU

| Política
Porto Canal com Lusa

Santarém, 26 set (Lusa) -- O presidente do PSD congratulou-se com o resultado de António Guterres na quinta votação secreta ocorrida hoje entre os membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas para eleger o próximo secretário-geral da organização.

"À medida que o tempo vem passando, e que estas votações ocorrem, se vai consolidando na imagem do engenheiro António Guterres a candidatura mais forte ao lugar de secretário-geral da ONU [Organização das Nações Unidas] e isso evidentemente eu quero sublinhar", disse Pedro Passos Coelho, no final de uma visita ao Centro de Inovação Empresarial de Santarém.

O líder social-democrata elogiou o "trabalho importante feito pela diplomacia portuguesa" e destacou o facto de o ex-primeiro ministro português ter vindo "a ampliar a margem de conforto sobre outros candidatos".

"Isso é um bom auspício. Não quer dizer que a eleição esteja decidida, ainda faltam momentos muito importantes até essa eleição, mas, até hoje, o caminho foi sempre no sentido de reforçar essa candidatura como a mais credível, com mais peso, e creio que a votação hoje divulgada aponta nesse sentido e isso merece a minha satisfação", declarou.

O Governo português destacou que António Guterres "é consistentemente" o candidato a secretário-geral das Nações Unidas "com mais apoio", merecendo "um reconhecimento genérico das suas qualidades", após a vitória, hoje, na última votação da primeira fase.

Guterres teve votos 12 votos "encoraja", dois "desencoraja" e um "sem opinião", precisamente o mesmo resultado da última votação, que ocorreu a 09 de setembro, disseram fontes diplomáticas à Lusa.

A votação de hoje encerra o primeiro ciclo da eleição, já que na próxima votação, prevista para a primeira semana de outubro, serão diferenciados, com boletins de cores diferentes, os votos dos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China, com poder de veto) e os restantes membros não permanentes do Conselho.

MLL/JH // ZO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.