Diretor executivo do FMI para Portugal mais otimista do que missão técnica

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 22 set (Lusa) - O diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) para Portugal, Carlo Cottarelli, considera que o relatório da missão técnica do FMI "não reconhece totalmente" o progresso alcançado quanto às reformas estruturais e desvaloriza a agenda nesta matéria.

O FMI publicou hoje o relatório final relativo à quarta missão de monitorização pós-programa e ao artigo IV, tendo a equipa liderada por Subir Lall recomendado que são precisas "medidas adicionais" para cumprir o défice deste ano e pedido ainda mais 900 milhões de euros de austeridade em 2017, advertindo que 2018 também será um ano de consolidação. Além disso, o Fundo recomenda reformas estruturais profundas, nomeadamente no mercado de trabalho, na função pública e no setor energético.

Como habitualmente, este relatório é acompanhado por uma análise feita pelo diretor executivo do FMI para Portugal, Carlo Cottarelli, que considera que os esforços do Governo socialista de António Costa não estão a ser devidamente reconhecidos pela equipa de Subir Lall.

"Várias reformas estruturais, claramente apresentadas no Programa Nacional de Reformas, estão atualmente a ser implementadas, o que reforça o ímpeto reformista. A avaliação feita pelo Fundo não reconhece totalmente este progresso, desvalorizando a agenda atual de reformas estruturais", escreve Cottarelli.

Outro aspeto que o diretor do FMI para Portugal critica, nas missões pós-programa e do artigo IV, é o facto de o relatório técnico não dar o devido valor à estabilidade política existente no país.

Sublinhando que o Orçamento do Estado para 2016, o Programa de Estabilidade 2016-2020 e o Programa Nacional de Reformas foram aprovados pelo parlamento e aceites pela Comissão Europeia, Cottarelli afirma que "o relatório desconsidera o valor da estabilidade política num ambiente sociopolítico em que prevalece um sentimento eurocético fraco".

Para Cottarelli, tanto o Programa de Estabilidade como o Programa Nacional de Reformas "são importantes para construir a confiança e a estabilidade, beneficiando as decisões de investimento", considerando que "a ênfase do Fundo na instabilidade não se justifica".

A missão liderada por Subir Lall admite que podem surgir "surpresas negativas", nomeadamente um "período renovado de instabilidade política entre os partidos políticos que sustentam o Governo no parlamento ou com a Comissão Europeia".

ND/SP // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.