Vereadora da CDU em Viana recebe munícipes na rua se não tiver gabinete na Câmara

Vereadora da CDU em Viana recebe munícipes na rua se não tiver gabinete na Câmara
| Política
Porto Canal

A vereadora da CDU na Câmara de Viana do Castelo disse que vai receber os munícipes, semanalmente, na rua, caso a autarquia não disponibilize até à próxima semana um espaço no edifício principal para a oposição.

Esta posição foi assumida pela vereadora Ilda Figueiredo, na quarta-feira à noite, no final da primeira reunião do executivo camarário municipal, liderado pelo PS, insistindo na necessidade de ter um local de atendimento.

"Se na próxima semana não for disponibilizado um gabinete para atender os munícipes, vou atender nem que seja nas escadas da Câmara", afirmou a vereadora da CDU.

Este atendimento aos eleitores, acrescentou, será realizado uma vez por semana, em dia e hora a divulgar em novembro.

"Para todas as pessoas que queiram trazer os seus problemas aqui, à Câmara Municipal", apontou.

A criação de um gabinete para os vereadores da oposição tem sido uma reclamação manifestada em sucessivos mandatos, mas foi nunca concretizada.

No atual mandato todos os cinco eleitos do PS têm funções executivas na Câmara, enquanto os vereadores do PSD (3) e da CDU (1) não receberam qualquer pelouro.

A Câmara de Viana do Castelo é liderada há mais de 20 anos pelo PS e o presidente da autarquia, José Maria Costa, já disse à oposição estar a "desenvolver todos os esforços" para criar estas condições de trabalho e atendimento no edifício dos paços do concelho.

O autarca explicou que nesta altura decorrem obras em vários edifícios municipais, condicionando o trabalho dos próprios técnicos e funcionários municipais, que estão "mal instalados", pelo que não se compromete com prazos.

"Logo que estejam disponíveis os espaços, disponibilizaremos, como diz a lei", afirmou José Maria Costa.

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

Milhares na rua e Marcelo atacado com herança colonial

Milhares, muitos milhares de pessoas saíram esta quinta-feira à rua para comemorar os 50 anos do 25 de Abril, no parlamento a direita atacou o Presidente por causa da herança colonial e Marcelo fez a defesa da democracia.

25 de Abril. A carta do Presidente dos Estados Unidos para Portugal

O presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, congratulou esta quinta-feira Portugal pelo “espírito corajoso” com que fez a Revolução dos Cravos, há 50 anos, que permitiu o regresso da democracia.