Clima económico e confiança dos consumidores recuperam em Outubro - INE
Porto Canal / Agências
Lisboa, 30 out (Lusa) -- O indicador de clima económico e a confiança dos consumidores voltaram a recuperar em outubro, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares) melhorou em setembro alcançando os -42,8 pontos (dos -45,3 pontos observados em setembro) e atingindo o valor mais elevado dos últimos três anos.
O indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) recuperou igualmente para os -1,3 pontos (dos -1,6 pontos observados em setembro).
Nos últimos três meses, de acordo com o INE, observou-se um aumento dos indicadores de confiança em todos os setores (Indústria Transformadora, Construção e Obras Públicas, Comércio e Serviços).
A recuperação do indicador de confiança dos consumidores deveu-se, por sua vez, aos contributos positivos de todas as componentes, com exceção das perspetivas de poupança, com destaque para as expectativas sobre a evolução do desemprego e da situação económica do país.
A confiança dos consumidores vinha a agravar-se desde setembro, tendo estabelecido em dezembro um recorde negativo.
Os indicadores de confiança do INE são calculados através de médias móveis de três meses dos saldos de respostas extremas a inquéritos. Um número negativo significa que houve mais respostas pessimistas do que otimistas.
A Comissão Europeia divulgou também hoje que o indicador de sentimento económico do Eurostat para Portugal melhorou em outubro 1,7 pontos, mantendo-se, no entanto, abaixo da média dos países da União Europeia (UE).
O indicador de sentimento económico calculado pelo gabinete de estatísticas da Comissão Europeia mede a confiança e as expectativas quanto à economia de consumidores e empresas europeus.
Em Portugal, o indicador passou de 90,0 pontos em setembro para 91,7 pontos em outubro.
O INE e o Eurostat usam metodologias diferentes para calcular os seus indicadores.
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