IEFP tinha conhecimento de fraudes nos estágios profissionais

| País
Porto Canal (AYQ)

Em 2014, o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) recebeu um email com um alerta de uma estagiária. O processo ficou sete meses sem resposta.

O Jornal de Notícias (JN) denunciou, esta sexta-feira, que o IEFP já teria conhecimento da situação dos pagamentos para realizar estágios profissionais. Em causa estão estagiários que terão sido obrigados a pagar para realizarem o seu estágio profissional.

O caso, relatado no JN, ocorreu em Lisboa, envolvendo uma estagiária que terá denunciado falta de pagamento, em 2014, e até ao momento não terá recebido o dinheiro. O IEFP demorou sete meses a responder ao primeiro email enviado pela estagiária, não estando ainda a situação resolvida. O instituto terá, a 23 de janeiro de 2015, enviado um ofício à empresa para que pagasse o valor em dívida à estagiária num prazo máximo de dez dias. A 17 de março, ainda sem resposta, a jovem terá recorrido ao Ministério do Trabalho e Segurança Social. Apenas em maio obteve uma resposta, afirmando que “o IEFP não se pode substituir à Entidade e proceder ao pagamento das bolsas em atraso”. A entidade teria 60 dias para proceder ao pagamento, caso contrário, seguiria para cobrança coerciva.

Desde o início da semana, o IEFP já recebeu três queixas formais, sendo que duas delas já seguiram para o Ministério Público.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.