Legislativas 2015

Paixão do PS pela educação dá forte, mas passa depressa, Jerónimo Sousa

Porto Canal - 22-09-2015 11:41:12

O líder da Coligação Democrática Unitária (CDU) brincou hoje com a evocação da antiga paixão do ex-primeiro-ministro António Guterres pela educação, por parte do atual líder do PS, António Costa, comparando-a a uma paixoneta de verão.

"Seria muito interessante que António Costa esclarecesse no que estava a pensar quando, no recente comício em Faro, afirmou que o PS vai voltar à paixão pela Educação. Já tem idade suficiente para saber que as paixões de verão dão forte mas passam depressa, como tem acontecido com o PS", disse Jerónimo de Sousa, num comício noturno nas Escadarias Monumentais de Coimbra, a "Cidade dos Estudantes".

"Basta de hipocrisia! PS, PSD e CDS têm fortes responsabilidades numa política que manteve como linhas condutoras a crescente desresponsabilização do Estado, um crescente financiamento público do ensino privado e a subalternização de critérios pedagógicos em prol de critérios economicistas e elitistas", afirmou.

O secretário-geral comunista, que concorre coligado com "Os Verdes", desfiou depois um rol de medidas consideradas negativas adotadas por governos socialistas: encerramento de mais de 3100 escolas do 1.º ciclo do ensino básico, criação de "um batalhão de 37.000 docentes precários, facilitando a vida ao atual Governo que, nestes quatro anos, atirou mais de 20.000 destes para o desemprego", a Prova de Aquisição de Conhecimentos e Competências, "para enxovalhar professores", entre outras.

twitter facebook Google plus imprimir

+ notícias: Legislativas

PaF elege três deputados e PS um na votação no estrangeiro

A coligação Portugal à Frente (PSD/CDS) conquistou hoje três dos quatro mandatos pelos círculos da Europa e fora da Europa nas eleições legislativas de quatro de outubro, enquanto o PS elegeu o restante.

Coligação PàF e PS partilham deputados na Europa

A coligação Portugal à Frente (PàF) e o PS partilham os dois deputados atribuídos pelo círculo da Europa, mas a lista conjunta PSD/CDS foi a mais votada, alcançando o melhor resultado desde 1991.

Passos diz que coligação PSD/CDS-PP procurará entendimentos com o PS no parlamento

O presidente dos sociais-democratas afirmou no domingo que a coligação PSD/CDS-PP, sem maioria absoluta, procurará entendimentos com o PS no parlamento para fazer reformas como a da Segurança Social e irá ao encontro de todas as forças europeístas.