Imunidade diplomática dos filhos do embaixador só pode ser retirada pelo Iraque

Imunidade diplomática dos filhos do embaixador só pode ser retirada pelo Iraque
| País
Porto Canal (AYQ) com Lusa

Os filhos do embaixador, envolvidos no caso de agressão em Ponte de Sor, só poderão perder a imunidade diplomática se o Iraque renunciar a mesma.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) esclareceu esta quarta-feira, a propósito do caso da agressão ocorrida em Ponte de Sor, que "não compete às autoridades portuguesas levantar a imunidade de agentes diplomáticos acreditados em Portugal". Augusto Santos Silva, refere que é o Iraque que pode renunciar à imunidade de jurisdição dos seus agentes diplomáticos e dos seus familiares.

No âmbito do processo em curso, são as autoridades judiciárias portuguesas, e não o MNE, que avaliam a necessidade de solicitar às autoridades iraquianas o levantamento da imunidade, nomeadamente na fase de inquérito. A renúncia à imunidade de jurisdição opera-se na prática através de uma comunicação escrita (feita pelo Iraque) transmitida às autoridades portuguesas, via MNE. Caso haja renúncia à imunidade de jurisdição, as autoridades judiciárias portuguesas podem então instaurar ou continuar o processo penal contra as pessoas em causa.

Segundo a Convenção de Viena, a imunidade de jurisidição penal é absoluta, não estando prevista quaisquer exceções, ao contrário do que sucede com a imunidade de jurisdição civil e administrativa. No entanto, a mesma não isenta o agente diplomático da jurisdição do Iraque, significando que a instauração de um processo penal poderá assim ocorrer, neste caso concreto, no Iraque.

A Procuradoria-Geral da República já anunciou que foi aberto um inquérito relativo às agressões do caso de Ponte de Sor.

+ notícias: País

20 mil euros por mês durante 30 anos? Confira a chave do EuroDreams desta segunda-feira

Já é conhecida a chave vencedora do sorteio do Eurodreams desta segunda-feira.

EuroDreams. Apostador vence prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

Não se registaram totalistas no sorteio desta segunda-feira do Eurodreams, contudo houve um apostador estrangeiro que consegui o segundo prémio, em que são distribuídos 2.000 euros por mês ao longo de cinco anos.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".