Exército volta a controlar Maringué e toma sede da Renamo no centro do país

Exército volta a controlar Maringué e toma sede da Renamo no centro do país
| Mundo
Porto Canal

O exército governamental recuperou o controlo da sede da vila de Maringué, Sofala, centro de Moçambique, e tomou de assalto a sede da Renamo, onde estavam aquartelados os guerrilheiros, disse hoje à Lusa fonte militar.

"Acabámos de ocupar a sede do partido (Renamo), em defesa da população, pois os militares da Renamo já passeavam armados sem o mínimo de respeito" disse por telefone à Lusa um militar do exército, falando sob anonimato.

Elementos da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, controlavam a sede do distrito de Maringué há sensivelmente uma semana, após confrontos, tendo encontrado resistência da Polícia.

O ataque da Renamo a Maringué, o quartel-general do movimento durante a guerra civil, foi justificado pela ofensiva do exército, na ocupação da base de Sadjundjira, onde o líder Afonso Dhlakama, vivia há um ano, até que fugiu para um lugar incerto na semana passada.

Para já, desconhece-se se houve vítimas dos confrontos de hoje.

A região centro de Moçambique tem sido palco de confrontos entre o movimento e as forças de defesa e segurança, em "demonstração de musculatura" da guarda da Renamo, que domina a guerrilha, e o exército, que mobilizou armamento pesado para a zona.

Moçambique vive a pior tensão desde a assinatura do acordo geral de paz, em 1992.

+ notícias: Mundo

Sobe para 67 número de mortos nas inundações no Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para 67 o número de vítimas mortais das inundações no sul do Brasil, enquanto 101 pessoas continuam desaparecidas.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.