Incêndio em Vale de Cambra aproxima-se da cidade

Incêndio em Vale de Cambra aproxima-se da cidade
| Norte
Porto Canal (IYM)

O incêndio que lavra em Vale de Cambra, na zona da Senhora da Saúde, desde a noite desta quarta-feira, está a aproximar-se da cidade. O vento forte está a dificultar os trabalhos e vários populares foram evacuados das suas habituações, durante a madrugada.

Fonte dos Bombeiros de Voluntários de Vale de Cambra informou o Porto Canal de que o incêndio que lavra em Vale de Cambra “está complicado” e aproxima-se rapidamente da cidade. O incêndio lavra numa zona de "povoamento florestal" e já várias pessoas tiveram de ser evacuadas das suas casas durante a noite de quinta-feira, sendo mobilizadas para a sede da Junta de Freguesia de São Pedro.

O Comandante dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra, Vítor Machado, disse à TSF que o incêndio tem três frentes ativas e o “vento é extremamente forte”.

"As dificuldades são enormes. No Lugar de Gestoso, no Parque da Senhora da Saúde... é impossível estar aqui porque não há visibilidade e a N13 está fechada. Neste momento não temos destruição de habitações ou de infraestruturas, mas temo que durante o dia a situação possa inverte-se. Os meios são escassos e estamos exaustos... não é fácil”, disse o comandante.

O distrito de Aveiro está a ser fustigado por dois grandes fogos, em Águeda, com 336 elementos de forças de segurança e socorro e 105 viaturas, e Anadia, com 331 operacionais e 98 veículos. No mesmo distrito estão 422 operacionais e 136 viaturas distribuídas por dois incêndios no concelho de Arouca, e um no Castelo de Paiva.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.