Sobe para 215 número de mortos no sismo de 7,2 que sacudiu as Filipinas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Manila, 27 out (Lusa) -- As autoridades filipinas elevaram hoje para 215 o número de mortos na sequência do sismo de magnitude 7,2 que sacudiu a região central do país no passado dia 15.

De acordo com dados facultados pelo Conselho Nacional de Prevenção e Resposta aos Desastres das Filipinas, 201 pessoas perderam a vida na ilha de Bohol, 13 em Cebu e uma outra na ilha de Siquijor.

O sismo destruiu 12.753 habitações e causou danos em mais de 45 mil, além de ter provocado estragos em pontes e estradas, afetando mais de três milhões de pessoas.

Dezassete igrejas históricas também sofreram danos, incluindo a Basílica do Santo Menino, em Cebu, considerada o monumento mais antigo da Igreja Católica apostólica romana do país e que data do século XVI.

As Filipinas situam-se sobre o chamado "Anel de Fogo do Pacífico", zona de grande atividade sísmica e vulcânica sacudida anualmente por cerca de 7.000 abalos, a maioria dos quais moderados.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.