Incêndio de Barcelos propaga-se a várias freguesias

Incêndio de Barcelos propaga-se a várias freguesias
| Norte
Porto Canal (IYM)

O incêndio de Barcelos está a afetar várias freguesias, esta segunda-feira à tarde, e continua com três frentes ativas. O fogo florestal deflagrou pelas 14h58 de domingo.

O Segundo-Comandante operacional do distrito de Braga, Vitor Azevedo informou a Lusa que “ainda não há qualquer perspetiva temporal” para que o incêndio possa ser dominado pelos bombeiros.

Vitor Azevedo explicou que as chamas estão a propagar-se a várias freguesias, não só do concelho de Barcelos, como Aldreu, Palme, Feitos e Vila Cova, mas também de Esposende, como Vila Chã. O Segundo-Comandante destacou ainda a "grande carga combustível" da floresta em questão e o seu "completo abandono", com uma "total inexistência de limpeza". O vento forte e as constantes oscilações de direção têm sido as principais dificuldades no combate às chamas.

De acordo com a página da Autoridade Nacional da Proteção Civil, no local estão a combater o incêndio 161 operacionais, apoiados por 56 meios terrestres e dois aéreos.

O Segundo-Comandante garantiu à Lusa que “não há casas em risco”.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.