Mais de 100 fogos mobilizam 2500 operacionais

| País
Porto Canal com Lusa

Cerca de 2.500 operacionais combatiam 104 fogos em Portugal continental às 3:45 de hoje, segundo a informação disponibilizada pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) na sua página na internet.

A ANPC considerava como "ocorrências importantes" nove incêndios ativos nos distritos de Viana do Castelo, Porto, Guarda, Braga e Aveiro.

O incêndio florestal que mobiliza mais meios de combate é o que lavra há mais de 24 horas na serra da Freita, em Arouca, onde 215 pessoas e 71 viaturas combatem as chamas.

O comandante do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro disse à Lusa no final do dia de domingo que o incêndio, com cinco frentes, continuava fora de controlo e que há "uma situação muito complicada".

Segundo José Bismarck, não deverá ficar extinto durante esta madrugada.

Às 3:45 era no distrito do Porto que havia mais fogos ativos: 35, que estavam a ser combatidos por 564 operacionais apoiados por 177 viaturas, segundo a ANPC. Seguiam-se os distritos de Aveiro, com 17 incêndios rurais ativos, o de Braga, com 12, e os de Viseu e Guarda, com 10 cada.

A Comissão Distrital de Proteção Civil (CDPC) do Porto decidiu acionar no domingo à noite o Plano Distrital de Emergência (PDE) para o distrito e apelou à população para que "facilite a atividade dos meios".

O PDE do Porto, distrito constituído por 18 concelhos, está em vigor desde as 00:15 horas, tratando-se de um instrumento que nunca tinha sido acionado antes.

"Devido ao calor, à exposição solar, ao risco de incêndio, mas também para evitar congestionamentos de trânsito, entre outros aspetos, pedimos às pessoas que se mantenham em casa e que não dificultem a ação de quem está no terreno, dos meios de proteção civil", disse à agência Lusa o presidente da CDPC do Porto, Marco Martins.

A decisão de acionar o PDE do distrito do Porto é de caráter operacional, foi tomada por unanimidade e surge após um dia em que, de acordo com a página na internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), o distrito do Porto registou um grande número de ocorrências.

Desde há quatro anos que o nível de alerta devido a incêndio não era tão elevado, sendo um reflexo de condições climatéricas adversas.

+ notícias: País

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.