Acionado Plano Distrital de Emergência para fogos no Porto
Porto Canal (IYM)
Foi acionado, pela primeira vez, o Plano Distrital de Emergência no Porto. A decisão foi tomada este domingo, ao final da tarde, pela Comissão Distrital de Operações de Socorro, quando estavam ativos 104 fogos no distrito do Porto.
O Plano Distrital de Emergência (PDE) foi acionado esta segunda-feira, pela primeira vez, no distrito do Porto, por volta das 00h15. A decisão surgiu quando se registavam 104 ocorrências no distrito do Porto, 37 das quais relativas a incêndios rurais, estando mobilizados para acorrer aos fogos 725 homens e 208 viaturas, segundo dados da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
O Centro de Coordenação Operacional Distrital do Porto, decidiu por unanimidade, ao final da tarde de domingo, convocar a Comissão Distrital de Operações de Socorro. Esta estrutura, constituída pelo Comandante Distrital de Operações de Socorro, forças policiais, representantes do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), pela Associação Nacional de Municípios Portugueses, a Liga dos Bombeiros Portugueses, a Associação Nacional dos Bombeiros e “entidades máximas” do distrito, decidiu por unanimidade acionar o PDE.
De acordo com dados divulgados no site da ANPC, desde há quatro anos que o nível de alerta de incêndios não era tão elevado. A nível nacional, os planos de emergência podem ser classificados como nacionais, regionais, distritais ou municipais, conforme a extensão territorial que abrangem e a sua finalidade.
O distrito de Aveiro é o que surge imediatamente a seguir ao Porto em matéria de incêndios, com 25 fogos ativos a mobilizar 705 operacionais e 229 viaturas.
Segundo dados da ANPC, por volta das 8h30 desta segunda-feira, encontravam-se ativos no distrito do Porto 27 incêndios rurais, combatidos por 446 homens e 140 meios terrestres. Na lista de “ocorrências importantes” estão ainda indicados cinco fogos, nos concelhos de Águeda e Arouca, em Aveiro, nos de Barcelos, Braga, Vila Nova de Cerveira, Viana do Castelo e em Trancoso, na Guarda.
