Japão promete doar 10,6 mil ME a África nos próximos cinco anos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Yokohama, Japão, 01 jun (Lusa) -- O Japão vai destinar o equivalente a 10,6 mil milhões de euros em ajuda pública para o desenvolvimento de África nos próximos cinco anos, anunciou hoje o primeiro-ministro, Shinzo Abe, em Tóquio.

"A ODA [Ajuda para o Desenvolvimento Exterior] vai ser de cerca de 1,4 biliões de ienes" (10,6 mil milhões de euros), afirmou Shinzo Abe, durante a abertura da V Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África, diante de líderes oriundos de mais de 40 países africanos.

No total, "o Japão vai oferecer até 3,2 biliões de ienes (24,2 mil milhões de euros) para apoiar o crescimento de África através do investimento dos setores público e privado", frisou.

A realização desta conferência quinquenal surge num momento de afirmação da China como um dos principais investidores no continente africano, mas o Japão espera, com esta e outras iniciativas, 'disputar a corrida' rumo a um dos continentes com mais recursos naturais ainda por explorar do mundo.

A V Conferência Internacional de Tóquio para o Desenvolvimento de África (TICAD na sigla em inglês), com uma duração de três dias, decorre em Yokohama, no sul de Tóquio.

"O que África precisa, neste momento, é de investimento do setor privado. 'PPP', ou parcerias público-privadas" estimulam esse investimento", realçou Abe.

O primeiro-ministro nipónico disse ainda que pretende convidar mil estudantes nos próximos cinco anos a prosseguirem os estudos superiores no Japão e a ganharem experiência no mundo laboral através de realização de estágios em empresas nipónicas.

DM // DM.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.