Quatro meios aéreos e mais de 300 operacionais combatem chamas em Braga

Quatro meios aéreos e mais de 300 operacionais combatem chamas em Braga
| Norte
Porto Canal com Lusa

Mais de três centenas de operacionais e quatro meios aéreos foram hoje mobilizados para o combate a 17 incêndios florestais no distrito de Braga, disse à agência Lusa o comandante distrital da proteção civil.

O segundo comandante distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Braga, Hercílio Campos, adiantou que o dispositivo que se encontra no terreno vai ser reforçado com meios de Vila Real, Lisboa e Porto.

"Os incêndios mais preocupantes são em Tamel (Santa Leocádia), no concelho de Barcelos, em Abacão, Guimarães e em Sequeira, Braga", adiantou aquele responsável.

"Para já não há habitações ameaçadas", referiu.

Hércilio Campos disse que "a principal dificuldade" da proteção civil prende-se com o "número excessivo de ocorrências, 17 no total, num distrito com 14 concelhos".

"Temos no terreno mais de 304 homens de 21 corpos de bombeiros", explicou, revelando que "a humidade muito baixa, algum vento e as zonas de decline" são as principais dificuldades com que se confrontam os bombeiros.

A página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil contabiliza hoje, pelas 17:40, 580 fogos em todos o país, que mobilizavam 2.299 bombeiros, 797 viaturas e 15 meios aéreos.

+ notícias: Norte

Carlinhos, a tartaruga devolvida ao mar em Gaia dois anos após resgate 

Uma tartaruga com mais de sete quilos foi devolvida ao mar, em Vila Nova de Gaia, após ter estado em recuperação durante dois anos, anunciou esta quinta-feira a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Avenida da República em Gaia vai ter duas ciclovias segregadas em toda a extensão

A Avenida da República, em Vila Nova de Gaia (distrito do Porto), vai ganhar uma ciclovia segregada em toda a sua extensão, que também acabará por terminar com o estacionamento abusivo, disse à Lusa o presidente da Câmara.

Mulher morre depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva

Uma mulher de 40 anos morreu esta quinta-feira depois de ser resgatada ainda com vida do Rio Neiva, em Viana do Castelo, escreve o Jornal de Notícias.