Governo vai contestar junto do Eurostat inclusão do Banif no défice de 2013 - ministra das Finanças

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 23 out (Lusa) -- O Governo vai contestar a decisão do Eurostat de incluir no défice deste ano os 700 milhões de euros relativos à injeção de capital pelo Estado no Banif, anunciou hoje a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.

"A decisão do Banif estar ou não nas contas é uma decisão que ainda não é final pelas autoridades estatísticas, o Governo entende que incluir este valor não é adequado e vamos contestar esta decisão", garantiu a governante perante os deputados da Comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública.

A operação de capitalização do Banif foi realizada no final do ano passado mas o Eurostat entende, numa decisão que ainda não é final, que o valor tem de ser imputado a este ano, e como tal agrava o défice orçamental de 2013 em 0,4% do PIB.

O Governo não concorda com a decisão e garante que vai contestar, sendo o resultado final previsto por altura da primeira notificação de 2014 enviada a Bruxelas pelo Instituto Nacional de Estatística ao abrigo do Procedimento dos Défices Excessivos, que acontecerá no final do primeiro trimestre de 2014.

"Vamos contestar este resultado. Não é razoável que tenha um tratamento em contas nacionais diferente de outras operações de recapitalização", afirmou a ministra.

No entanto, a operação não será incluída nas contas que a 'troika' vai fazer ao défice orçamental de 2013 para efeito do cumprimento da meta do défice acordada.

NM/ND// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Más notícias para o crédito à habitação. Taxas Euribor com novas alterações

A taxa Euribor subiu hoje a três, a seis e a 12 meses face a terça-feira.

Marca romena lidera venda de carros em Portugal pela primeira vez este ano

A marca romena, do grupo Renault, foi quem mais carros vendeu em Portugal no mês de abril. A Dacia vendeu 1.484 novos veículos subindo ao pódio das vendas no quarto mês do ano. Em segundo lugar está a Mercedes-Benz, com 1.375 novas matrículas e no terceiro posto a Volkswagen, com 1.291 automóveis vendidos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.