Dívida pública sobe para 237,6 mil ME em maio

Dívida pública sobe para 237,6 mil ME em maio
| Política
Porto Canal com Lusa

A dívida pública portuguesa subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu os 237,6 mil milhões de euros em maio, mais 1,6 mil milhões de euros face a abril, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).

De acordo com os dados hoje divulgados, o aumento da dívida das administrações públicas, na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, reflete "emissões líquidas positivas de títulos (1,3 mil milhões de euros), com destaque para a primeira emissão de Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável (0,8 mil milhões de euros)".

Reflete ainda, acrescenta, "um aumento das responsabilidades em numerário e depósitos (0,3 mil milhões de euros)".

Segundo a instituição, o crescimento da dívida pública foi acompanhado por um aumento mais acentuado dos ativos em depósitos (2,1 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou uma diminuição de 0,5 mil milhões de euros face ao mês anterior, ascendendo a 219,2 mil milhões de euros.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.