Merkel e SPD decidem iniciar negociações para uma coligação de governo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 17 out (Lusa) -- A chanceler alemã, Angela Merkel, e a direção do Partido Social Democrata (SPD) chegaram hoje a acordo para iniciar negociações para a formação de uma "grande coligação" de governo, segundo fontes dos dois partidos.

Quase um mês depois das eleições de 22 de setembro, os dirigentes da União Democrata Cristã (CDU) e do SPD chegaram a acordo no final de uma terceira ronda de contactos exploratórios, hoje, em Berlim, segundo as fontes citadas pela agência France Presse.

A CDU de Merkel, o seu aliado da Baviera CSU e o SPD vão agora recomendar o lançamento das negociações às comissões políticas dos respetivos partidos. No caso dos sociais-democratas, o acordo vai ser submetido aos delegados ao congresso do partido previsto para domingo.

O acordo foi alcançado dois dias depois de o partido ecologista Verdes ter rejeitado iniciar negociações para uma coligação com os conservadores, citando diferenças irreconciliáveis.

Merkel liderou uma grande coligação com o SPD na sua primeira legislatura, entre 2005 e 2009 e, segundo sondagens, esta é a opção preferida tanto pelos eleitores como pela indústria alemã.

Segundo os 'media' alemães, as exigências feitas pelo SPD foram a criação de um salário mínimo único para todas as profissões e a designação de cinco a seis ministros dos 16 que compõem o governo.

A CDU/CSU obteve 41,5% dos votos nas eleições de setembro, ficando a cinco lugares da maioria absoluta. O SPD obteve 25,7% e os Verdes 8,4%.

MDR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.