Verdes rejeitam acordo com Merkel para coligação na Alemanha

| Mundo
Porto Canal / Agências
Berlim, 16 out (Lusa) -- Os Verdes alemães rejeitaram na terça-feira a hipótese de iniciarem negociações formais com a chanceler Angela Merkel para a formação de um governo estável, no fim de uma segundo ronda negocial entre as partes. A reunião entre a delegação da União Democrata-Cristã (CDU, na sigla em Alemão) e da congénere bávara, a União Social-Cristã (CSU), por um lado, com a dos Verdes, por outro, concluiu sem a necessária aproximação de posições, adiantaram fontes deste partido. Este encontro sucedeu à sessão que a CDU/CSU manteve com os social-democratas do SPD na segunda-feira que, apesar de terminarem sem resultados concretos, vai ter continuidade, provavelmente na quinta-feira. Merkel procura um parceiro para formar um governo de coligação, apesar de ter ganho as eleições legislativas, com 41,5% de votos, por o partido com que formava maioria no anterior executivo, o Liberal (FDP), ter ficado excluído do parlamento ao não alcançar um mínimo de 5% dos votos. A possibilidade de uma reedição de uma grande coligação com o SPD, como a que liderou Merkel no seu primeiro mandato (2005/2009), é considerada a mais plausível para a nova legislatura. RN // HB Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Instituições europeias abrem portas para mobilização para eleições e celebração do Dia da Europa

As instituições da União Europeia estão a abrir as portas ao público em Bruxelas e outras cidades, com exposições e visitas especiais, para mostrar o trabalho da última legislatura e mobilizar a participação nas eleições de junho.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.