12 colégios agora sem financiamento figuram entre as 100 melhores escolas do país

12 colégios agora sem financiamento figuram entre as 100 melhores escolas do país
| País
Porto Canal (EYP)

Doze colégios com o antigo contrato de associação e que agora perderam o financiamento pelo Ministério da Educação estão entre as cem melhores escolas do ranking português. Duas destas escolas são de Coimbra e estão entre as dez melhores com base nos resultados dos exames nacionais realizados.

O financiamento foi perdido para turmas de 5º, 7º e 10º ano de escolaridade. O distrito mais atingido pelos cortes de financiamento do Ministério da Educação foi precisamente Coimbra.

O colégio Rainha Santa Isabel ocupa o 5º lugar no ranking e o colégio de São Teotónio ocupa o 10º lugar. Numa zona mais afastada do centro da cidade acontece o oposto. O Instituto Educativo de Lordemão fica quase no fundo da tabela, em 589º lugar. Comparações confirmam que mesmo os colégios ainda financiados opupam lugares muito baixos no ranking.

O diretor executivo da AEEP considera que retirar colégios do sistema "vai afetar o sistema como um todo".

Algumas escolas públicas de secundário conseguiram bater a concorrência dos colégios privados em nove ocasiões.

+ notícias: País

ASAE apreende 450 litros de azeite falsificado comercializado nas redes sociais

Quatrocentos e cinquenta litros de azeite falsificado, que era comercializado através das redes sociais, foi apreendido na segunda-feira, perto da cidade de Lisboa, informou esta terça-feira a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Localização do novo aeroporto poderá ser revelada esta terça-feira

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, faz esta terça-feira uma declaração ao país às 20h00, na residência oficial em São Bento, após o Conselho de Ministros, disse à Lusa fonte do gabinete do chefe do Governo.

PJ desmantela estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe”

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta terça-feira que desmantelou uma estrutura que criava milhares de burlas informáticas “olá pai, olá mãe” e que deteve um homem suspeito dos crimes de burla qualificada, associação criminosa e branqueamento de capitais.