Presidente da República não terá autorizado comunicado dos colégios privados

Presidente da República não terá autorizado comunicado dos colégios privados
| País
Porto Canal (VYP)

Depois de estarem reunidos com o Presidente da República (PR), os representantes do Movimento Defesa da Escola Ponto emitiram um comunicado no qual garantiram que o PR estava empenhado em procurar soluções para os cortes, com citações que terão sido proferidas pelo mesmo. Contudo, Marcelo Rebelo de Sousa distancia-se do comunicado dos colégios, uma vez que não terá sido informado e autorizado o mesmo.

No comunicado, os defensores dos colégios privados financiados pelo Estado exigiram que o Governo volte atrás na decisão de cortar o financiamento aos colégios com contrato de associação.

Contudo, uma fonte contactada pelo DN, próxima de Belém, informa que o comunicado não foi mencionado na audiência com o Movimento Defesa da Escola Ponto e que o comunicado é da total responsabilidade dos representantes do movimento. Até ao momento o PR não quis fazer nenhum comentário.

O representante do movimento garantiu, à Sic Notícias, que o objetivo não é fazer condicionalismos políticos, uma vez que não são um,a “força política, mas uma força da sociedade”. Luís Marinho diz manter o comunicado e admite que Marcelo Rebelo de Sousa não foi informado de que o documento iria ser emitido.

Segundo avançam o Público e o DN, foi entregue ao PR um parecer do constitucionalista Vieira de Andrade, “que aponta a ilegalidade” dos cortes no financiamento dos contratos de associação aos colégios privados levados a cabo pelo Ministério da Educação.

+ notícias: País

Terminal de Leixões e Casa da Música no tamanho do Portugal dos Pequenitos

O Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, vai ser ampliado com a construção de novas réplicas de edifícios emblemáticos da arquitetura contemporânea portuguesa. Entre eles o Terminal de Cruzeiros de Leixões e a Casa da Música. O projeto, apresentado esta terça-feira pela Fundação Bissaya Barreto (FBB), inclui a criação de miniaturas de algumas das obras mais icónicas da arquitetura moderna, com o objetivo de aproximar o público infantil ao universo da arquitetura de forma educativa e lúdica.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.