OE2014: Aumento do horário na função pública e aposentações poupam 153 milhões

| Economia
Porto Canal / Agências
Lisboa, 15 out (Lusa) - O Governo estima que o aumento do horário de trabalho na função pública e a saída de trabalhadores para a aposentação permitirá uma poupança de 153 milhões de euros em 2014, prevê a proposta do Orçamento do Estado. De acordo com o relatório do Orçamento do Estado para 2014, entregue na Assembleia da República, o aumento do horário de trabalho semanal das 35 para as 40 horas semanais vai ser consolidado no próximo ano e permitirá reduzir os encargos de funcionamento dos serviços públicos, nomeadamente com horas extraordinárias. O aumento do tempo de trabalho permitirá ainda "acomodar a redução em curso do número de trabalhadores sem perda de resultados e de serviço público prestado ao cidadão", refere-se. "Estima-se que esta medida, conjugada com a redução de trabalhadores por aposentação, tenha um impacto de 153 milhões de euros. Esta poupança resultará da otimização da organização dos tempos de trabalho com redução de horas extraordinárias, além da efetiva acomodação do ritmo de redução de pessoal em curso", diz ainda o documento. O aumento do horário de trabalho na função pública entrou em vigor no dia 05 de outubro. As estruturas sindicais do setor consideram a medida inconstitucional e interpuseram providências cautelares para evitar a sua aplicação. RRA // MSF Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Governo aprova descontos de 1,8 cêntimos/litro de gasóleo e 3,3 cêntimos na gasolina

O Governo aprovou novas descidas extraordinárias das taxas do ISP aplicáveis no continente, que deverão representar uma “poupança real” de 1,8 cêntimos por litro de gasóleo e 3,3 cêntimos por litro de gasolina na próxima semana.

Preço dos combustíveis sobe dois dígitos na próxima semana

Já são conhecidas as previsões para a atualização do preço dos combustíveis para a próxima semana. A partir de segunda-feira os preços devem subir dois dígitos, de acordo com as previsões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.