30 novos médicos para zonas cadenciadas do Algarve

30 novos médicos para zonas cadenciadas do Algarve
| País
Porto Canal (VYP)

O Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, apresentou, esta quarta-feira, uma proposta de mobilidade que pretende levar 30 novos médicos para cuidados e saúde primários nas zonas cadenciadas do Algarve no mês de junho. A proposta foi anunciada na Comissão parlamentar de Saúde.

“Contamos a breve prazo apresentar novas medidas estruturais para facilitar a mobilidade parcial ou definitiva dos médicos para zonas mais cadenciadas”, indica Adalberto Campos Fernandes que vai seguir a iniciativa proposta pelo PCP.

O DN avança ainda que o Ministro da Saúde foi questionado por António Sales, deputado do PS, sobre as poucas vagas de especialização dos médicos. O ministro diz-se preocupado, mas indica que não existe falta de médicos, mas sim um problema de distribuição dos médicos pelo território. Quanto às vagas, Adalberto Campos Fernandes explicou que “a atribuição de idoneidade formativas” é da responsabilidade da Ordem dos Médicos.

“O Estado não terá condições nos próximos anos para contratar todos, primeiro não precisará deles, depois não faz isso com mais nenhuma profissão. Ainda temos muita falta de algumas especialidades e também Governo preocupa muito os 400 médicos que podem ficar de fora [da especialidade]. Estamos em diálogo com Ordem dos médicos e há abertura para tornar mais transparentes os critérios para idoneidades e temos muita pena que estes médicos que ficaram sem formação não possam ir para medicina geral e familiar, onde fazem falta”, indica o Ministro da Saúde.

+ notícias: País

Portugal e 17 países querem próxima Comissão Europeia mais atenta a direitos LGBTQIA+

Um grupo de 18 países da União Europeia (UE), incluindo Portugal, assinaram esta sexta-feira uma declaração a exigir mais esforços da próxima Comissão Europeia para enquadrar os direitos da comunidade LGBTQIA+ nas políticas do bloco.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.