Estivadores em greve mantêm piquete frente a cordão polícial em Xabregas, Lisboa

Estivadores em greve mantêm piquete frente a cordão polícial em Xabregas, Lisboa
| País
Porto Canal com Lusa

Um piquete de greve constituido por várias dezenas de estivadores esta hoje de manhã na entrada do terminal da Sotagus em Xabregas, Lisboa, que se encontra guardado por elementos da PSP.

As dezenas de estivadores em greve mostram-se revoltados com "a eventual" presença de trabalhadores da "'pool' alternativa" em laboração junto aos contentores, tentando evitar a retirada de contentores.

"Nós não conseguimos identificar os trabalhadores porque a polícia não nos permite proceder à identificação", disse à Lusa Sérgio Sousa, do Sindicato dos Estivadores, presente no local.

No terminal da Soflusa, em Xabregas, Lisboa, estão presentes elementos da Polícia Marítima e um grupo do Corpo de Intervenção da PSP, que se encontram posicionados junto aos portões, não se tendo registado até às 09:30 qualquer incidente.

António Mariano, presidente do Sindicato dos Estivadores, Trabalhadores do Tráfego e Conferentes Marítimos do Centro e Sul de Portugal, que se encontra também em Xabregas, disse à Lusa que vai realizar-se um plenário de trabalhadores, "ainda durante a manhã", na Gare Marítima de Alcântara.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Escolas profissionais enfrentam endividamento devido a atrasos no financiamento

Algumas escolas profissionais privadas estão com dificuldades financeiras porque o dinheiro que esperavam dos fundos europeus está atrasado. O presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (Anespo), Amadeu Dinis, disse ao JN que o prazo para pedir esse dinheiro já acabou e só vão recebê-lo quase no fim do ano letivo.

Arquivo de Salazar vai ser digitalizado e ficar disponível ao público

O Arquivo Nacional da Torre do Tombo (ANTT) vai digitalizar o arquivo do líder da ditadura do Estado Novo, António de Oliveira Salazar (1889-1970), e disponibilizá-lo ao público na Internet, disse à agência Lusa o seu diretor, Silvestre Lacerda.