Antiga escola de Amares reabre quarta-feira com quatro fogos de habitação social

| Norte
Porto Canal / Agências

Amares, 14 out (Lusa) -- A antiga escola primária de Bouro Santa Maria, em Amares, "reabre" na quarta-feira, transformada em habitação social, com quatro apartamentos, informou hoje o Município.

Este é o primeiro projeto da Câmara de Amares no âmbito da habitação social mas será, ao mesmo tempo, a última inauguração do executivo cessante, presidido por José Barbosa.

A Câmara tem já programada uma intervenção idêntica na antiga escola primária de Sequeiros.

Em Bouro Santa Marta, num investimento de 70 mil euros, a escola foi transformada em dois apartamentos T2 e dois T3, que serão ocupados, a partir de quarta-feira, por famílias carenciadas do concelho.

No antigo recreio da escola, haverá lotes de terreno que serão atribuídos a cada uma das famílias, para que possam exercer a agricultura de subsistência.

Segundo a vereadora do executivo cessante Sara Leite, este é o primeiro projeto da Câmara de Amares na área da habitação social, mas o município "tem investido noutras vertentes de modo a proporcionar um lar condigno a quem mais precisa".

No âmbito do programa "Habitação Digna", a Câmara dispõe de uma equipa formada por seis operários especializados na área da construção civil, contratados através do Centro de Emprego, que promove a requalificação de casas degradadas.

Noutros casos, o Município fornece materiais de construção às famílias que disponham de mão-de-obra capaz de levar a efeito as intervenções.

Os subsídios ao arrendamento são outra das vertentes da intervenção da Câmara de Amares na área da habitação.

Nas Autárquicas de 29 de setembro, a Câmara de Amares passou das mãos de uma lista independente para o PS, sendo Manuel Moreira o novo presidente.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Queda de neve leva a IPMA a colocar distritos do Norte sob aviso amarelo

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Gaia. Homem detido por agredir outro com arma branca no Jardim do Morro 

Um homem foi detido por agredir outro violentamente com uma arma branca, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, anunciou esta sexta-feira a Polícia Judiciária (PJ).

Mirandela. Água da freguesia de Passos desaconselhada para consumo

A câmara municipal de Mirandela desaconselhou o consumo da água da rede pública na freguesia de Passos naquele concelho do distrito de Bragança, confirmou esta sexta-feira à Lusa o vice-presidente, Vítor Correia.