Sindicato da Polícia recebe garantias do Governo em adequar legislação à função policial

| País
Porto Canal

A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) disse hoje que o Governo manifestou “total abertura” para passar a reconhecer a especificidade da função policial, na nova lei geral do trabalho em funções públicas.

A ASPP esteve hoje reunida com o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, e com o secretário de Estado da Administração Pública, Helder Rosalino, para discutir a nova lei geral do trabalho em funções públicas, que vai entrar em vigor a 01 de janeiro de 2014.

O presidente da ASPP disse à agência Lusa que recebeu “garantias” dos dois membros do Governo de adequar a legislação à função policial.

Nesse sentido, a ASPP vai apresentar proposta ao Ministério da Administração Interna (MAI), para que a PSP passe para o regime que tinha antes de 2008.

Paulo Rodrigues, presidente da ASPP, adiantou que, após as alterações à atual lei, vai ser feita uma revisão do estatuto profissional da PSP para o “adequar às necessidades da polícia”, nomeadamente carreiras e horário de trabalho.

O presidente da ASPP considerou ainda “muito importante” que o secretário de Estado da Administração Pública estivesse presente na reunião, tendo em conta que é o responsável pela revisão da lei geral do trabalho em funções públicas.

Em setembro, no parlamento, Miguel Macedo afirmou que estava a tentar "tirar a Polícia do regime geral da função pública”, considerando que tal alteração “era positiva para o país e para a PSP”.

O ministro da Administração Interna recebe, entre hoje e quinta-feira, os vários sindicatos da PSP.

+ notícias: País

Restaurantes têm dois meses para deixar de vender copos de plástico de uso único

Os estabelecimentos comerciais de bebidas e restaurantes de Lisboa vão dispor de 60 dias para começaram a aplicar as regras que proíbem a venda para fora de copos de plástico de utilização única, após o que arriscam ser multados.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.