“Alerta vermelho” mas sem ocorrências graves

“Alerta vermelho” mas sem ocorrências graves
| Norte
Porto Canal (MYG)

Na tarde de quarta-feira, a Autoridade Marítima Nacional emitiu um 'aviso vermelho' para as zonas de Peso da Régua, albufeiras do Carrapatelo e Crestuma e Ribeira do Porto/Gaia devido a descargas de água provenientes de Espanha. As consequências deste aviso acabaram por ser as mínimas esperadas.

Desde sexta-feira que o nível das águas do Douro esteve a subir e acabou por atingir a marginal da cidade de Peso da Régua. O responsável pela Proteção Civil Municipal, Manuel Saraiva, disse, esta quarta-feira, à agência Lusa que o "cenário é de cheia" e que o caudal do Douro está a "cerca de um metro e meio" de galgar a Avenida do Douro, no lugar da Barroca, de onde já foram retirados os carros que ali normalmente estão estacionados. Esta ocorrência veio a revelar-se a única deste "alerta vermelho".

Apesar deste cenário, em declarações ao Porto Canal, os Bombeiros Voluntários da Régua garantiram, esta quinta-feira, que o nível do caudal do rio já baixou, não se registando mais ocorrências. A ausência de ocorrências foi uma constante nas áreas alertadas. Os Bombeiros do Marco de Canaveses, de Cinfães e do Porto asseguraram que este alerta não foi sentido. O Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS) afirmou também que “tudo esteve calmo e não foram registadas ocorrências”.

O nível de “alerta vermelho” é o mais grave da Autoridade Marítima Nacional e carateriza-se por uma situação de mau tempo intensa. Mais tarde, confirmou-se que não existiram ocorrências desta gravidade.

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Câmara de Aveiro oferece viagens a bordo da Caravela Vera Cruz

A Câmara Municipal de Aveiro vai premiar 20 munícipes, com idade igual ou superior a 15 anos, com uma viagem a bordo da Caravela Vera Cruz, entre Aveiro e Lisboa, informou, esta sexta-feira, a autarquia no seu site oficial.