Presidente da ARS nega fecho de serviço de cirurgia cardiotorácica em Lisboa

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 out (Lusa) -- O presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) garante não estar previsto o encerramento de qualquer serviço de cirurgia cardiotorácica em Lisboa, apesar de uma auditoria concluir que há demasiada oferta nesta área.

Luís Cunha Ribeiro falava à agência Lusa a propósito de uma auditoria realizada a pedido da ARSLVT pelo cirurgião belga Paul Sergeant que avaliou os serviços de cirurgia cardiotorácica em Lisboa e recomendou a concentração de serviços, deixando de fora o Hospital de Santa Cruz.

Foram auditados os serviços dos hospitais de Santa Marta, Santa Cruz, Santa Maria e o semipúblico Hospital da Cruz Vermelha.

"Para já não está previsto o encerramento de qualquer unidade de saúde [auditada]. Está tudo em aberto", garantiu.

Luís Cunha Ribeiro esclareceu que a auditoria -- cujas conclusões se recusou a comentar - não recomenda o fim deste serviço no Hospital de Santa Cruz.

No documento, a que a Lusa teve acesso, são apontados vários caminhos para a cirurgia cardiovascular, mas nenhum deles inclui a permanência da cirurgia cardiotorácica no Hospital de Santa Cruz.

Luís Cunha Ribeiro frisou que as auditorias são pedidas para ajudar nas decisões e assegurou que estas vão surgir, não revelando quando.

Questionado sobre o custo desta auditoria, Luís Cunha Ribeiro disse que Paul Sergeant prescindiu do valor, por considerar que a mesma se enquadra no âmbito do seu trabalho universitário.

SMM // CC.

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.