Síria: Assad fala de "pressão popular" para abrir frente de combate contra Israel

| Mundo
Porto Canal / Agências

Beirute, 30 mai (Lusa) -- O Presidente sírio Bashar al-Assad afirmou hoje que existe na Síria uma "verdadeira pressão popular" para abrir uma frente de combate nos montes Golã contra Israel, que ocupa o planalto desde 1967.

"Existe uma clara pressão popular para abrir a frente de resistência [contra Israel] nos Golã (...). Existem diversos fatores, [incluindo] as contínuas agressões israelitas", indicou Al-Assad numa entrevista à Al-Manar, a cadeia televisiva do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado de Damasco.

O líder de Damasco, confrontado com uma revolta popular desde março de 2011 que degenerou em guerra civil, afirmou ainda que não hesitará em apresentar-se às eleições presidenciais de 2014 "se o povo quiser", e manifestou confiança na vitória das suas tropas.

"Esta questão será decidida no momento oportuno (...). Se sentir que existe uma necessidade de me apresentar como candidato, e isso será decidido após consultar o povo, não hesitarei em fazê-lo", declarou o chefe de Estado sírio, cujo afastamento do poder é exigido pela oposição.

Numa referência ao sangrento conflito na Síria, Al-Assad manifestou-se "muito confiante" na vitória das suas tropas contra as diversas formações rebeldes que combatem as forças de Damasco.

PCR // JMR

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Filho de emigrantes do Porto premiado por Academia de Medicina da Venezuela

A Academia Nacional de Medicina da Venezuela (AMV) vai distinguir o médico lusodescendente Adérito de Sousa pela publicação de obra “Transformação histórica da medicina venezuelana na transição para o século XX”.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.