Ministra da Justiça diz que alerta mantém-se inalterado em Portugal após mensagem do Daesh

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 01 abr (Lusa) -- A ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, disse hoje que o nível de alerta de ameaça terrorista mantém-se inalterado em Portugal após a mensagem do grupo extremista Estado Islâmico, estando as autoridades a acompanhar a situação.

"Não há neste momento um nível diferente de alerta. Perante uma notícia dessas há sempre um conjunto de verificações que são feitas e que tem a ver com informações disponíveis pelas polícias e que de alguma forma permite estabilizar a situação e controlar os eventuais riscos que possam ocorrer", disse aos jornalistas Francisca Van Dunem à margem da tomada de posse do novo diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ).

Questionado sobre a mensagem divulgada pelo grupo Estado Islâmico (Daesh) em que faz referências a Portugal e à Hungria, a ministra referiu que as autoridades policiais estão a acompanham a situação e "perceber se efetivamente existe algum risco eminente".

Francisca Van Dunem recordou que este tipo de mensagem com referência a Portugal não é inédita, sendo encarada com preocupação, mas também com seriedade.

"Hoje Bruxelas e o aeroporto belga, amanhã talvez Portugal ou Hungria", refere a mensagem do Daesh.

CMP//GC

Lusa/fim

+ notícias: País

Carteiristas detidos pela PSP aumentaram 50% este ano. Crime cresce exponencialmente desde 2021

A PSP deteve este ano 141 carteiristas e identificou 341 suspeitos desta prática, número de detenções que aumentou 50% em relação a 2023, segundo dados divulgados por aquela polícia.

Abusos sexuais 'online' contra crianças estão a aumentar de forma perigosa, alerta instituto

A presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC) alertou que os abusos sexuais na internet contra crianças “estão a aumentar de forma particularmente perigosa” e pediu reflexão e ações concretas porque “há muito a fazer”.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".