PS acusa Governo de "exterminar" Vila Real com encerramento de Finanças

| Política
Porto Canal / Agências

Vila Real, 07 out (Lusa) -- O presidente da Federação Distrital do PS de Vila Real acusou hoje o Governo de querer "exterminar o interior do país" ao encerrar 11 das 14 repartições de finanças do distrito transmontano.

"O que este Governo quer é encerrar definitivamente o interior do país", afirmou em conferência de imprensa Rui Santos, recém-eleito presidente da Câmara de Vila Real.

De acordo com um documento do Programa de Redução e Melhoria da Administração Central (PREMAC), citado pelo PS, o Governo prepara-se para fechar 11 das 14 repartições de finanças do distrito de Vila Real, o que equivale a 78.58%.

Em funcionamento permanecerão, segundo o responsável, apenas as Finanças de Vila Real, Chaves e Peso da Régua.

Rui Santos salientou que este é um dos distritos do país mais afetados por estes encerramentos, já que a média nacional de encerramentos ronda os 50%.

Estes alegados encerramentos juntam-se aos fechos também já anunciados de tribunais, da pousada da juventude de Vila Real, à extinção do Polo de Turismo do Douro e da sede local do Instituto do Desporto de Portugal, à introdução das portagens mais caras do país e à paragem das obras no Túnel do Marão.

"É algo nunca visto. É uma insensibilidade total. Querem de facto exterminar, acabar com o interior do país", afirmou Rui Santos.

O responsável referiu ainda que, em breve, o Governo de Pedro Passos Coelho, "se prepara também para fechar serviços da Segurança Social".

"Isto é demasiado mau para ser verdade", sublinhou.

Em causa ficam, segundo o responsável, "centenas de postos de trabalho".

"São ainda serviços que não são prestados. E a lógica é sempre a mesma, onde não há pessoas encerram-se serviços ou tornam-se serviços de tal forma onerosos que é impossível as pessoas usufruírem desse serviço", frisou.

Tudo isto implica, na sua opinião, que "os cidadãos se afastem do interior e se dirijam para o litoral".

"Isto é um ciclo perverso que levará inevitavelmente ao fecho do interior do país. Este Governo é insensível, desonrou a sua palavra junto dos portugueses e escondeu esta estratégia para ganhar eleições autárquicas", salientou.

O futuro presidente da maior câmara do distrito de Vila Real apelou a todos os transmontanos e durienses para que "não permitam que isto aconteça".

Aproveitou ainda para lançar um repto aos dirigentes políticos e autarcas eleitos pelo PSD para que "se juntem ao PS para que se impeça que esta catástrofe ocorra no distrito".

PLI // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Pedro Nuno Santos, João Galamba e Pedro Marques vão ser ouvidos na AR sobre privatização da ANA

O requerimento do PSD para ouvir no parlamento os ex-ministros socialistas Pedro Marques, Pedro Nuno Santos e João Galamba sobre a privatização da ANA Aeroportos foi esta quarta-feira aprovado na Comissão de Economia.

Parlamento vai ouvir ministra da Administração Interna sobre crimes de ódio e insegurança

A Comissão de Assuntos Constitucionais aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um requerimento do PCP para a audição urgente da ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, sobre prevenção de crimes de ódio em Portugal, depois do caso ocorrido no Porto.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.