Tragédia em França: vítimas mortais são de Viseu, Oliveira de Azeméis e Guarda

Tragédia em França: vítimas mortais são de Viseu, Oliveira de Azeméis e Guarda
twitter: centre france
| País
Porto Canal (MYF)

Os 12 portugueses que morreram, na noite desta quinta-feira, num acidente de viação, são de Viseu, Oliveira de Azeméis e Guarda. Uma das vítimas tinha apenas sete anos. Condutor de 19 anos foi o único sobrevivente.

Segundo o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, afirmou, esta sexta-feira, que uma família de Cinfães do Douro, está entre os 12 portugueses mortos resultantes de uma colisão frontal entre uma carrinha e um camião. Para além desta família, há ainda registo de uma vitima mortal natural da freguesia de Travanca, também do distrito de Viseu.

"Confirmamos a morte dos 12 portugueses, como podemos informar que uma das famílias - um homem com 39 anos, uma mulher de 28 anos e uma criança de sete anos - são oriundos do concelho de Cinfães do Douro", declarou à Lusa José Luís Carneiro.

Um homem de 48 anos, natural de Fajões, Oliveira de Azeméis, que trabalhava na Suíça na área da construção civil, está também entre as vítimas mortais. Haverá ainda mais um português desta freguesia, José Luís da Silva de 55 anos, avança o JN. 

Há ainda registo três vítimas naturais de Arnas, Sernancelhe. O Presidente desta autarquia, Carlos Silva Santiago, explicou que eles eram naturais do concelho, mas uma delas tinha casado no concelho vizinho de Trancoso. "Essas três vítimas estão confirmadas. É um casal e um cunhado. Esse cunhado [irmão da mulher] era natural de Arnas, mas casou em Palhais, uma aldeia que fica perto, só que já pertence ao concelho de Trancoso", explicou à agência Lusa. 

As outras três vítimas mortais de Trancoso, Guarda.

De acordo com um fonte judiciária, o condutor da carrinha que transportava os 12 portugueses e os dois condutores italianos do camião sobreviveram ao acidente, mas ficaram feridos. O condutor da carrinha, um português de 19 anos, fraturou um pulso. Fez exames e não acusou álcool no sangue, apurou a agência France Press.

Doze portugueses morreram, na noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão frontal entre um mini-autocarro e um camião, perto de Lyon, em França. A carrinha onde seguiam as vítimas, entre os sete e os 63 anos, partiu da Suíça e teria como destino Portugal com o intuito de virem passar a Páscoa com a familia. 

As autoridades franceses estão a investigar o caso para apurar as causas do acidente de viação. 

+ notícias: País

Várias escolas fecham portas de Norte a Sul do país em dia de greve da Função Pública

A greve dos trabalhadores da administração pública, que teve início esta sexta-feira às 07h00, levou já ao encerramento de várias escolas de norte a sul do país, disse à agência Lusa o coordenador da Frente Comum, Sebastião Santana.

Docentes do ensino superior pedem respeito por manifestações de alunos

Docentes, investigadores e administrativos do ensino superior juntaram-se numa petição dirigida órgãos dirigentes de universidades e institutos politécnicos portugueses para pedir o respeito do direito de manifestação dos alunos, sem recurso à violência.

Parlamento elege representantes para os conselhos de Defesa, Informações e Segurança

O parlamento elege esta sexta-feira os seus representantes para os conselhos superiores de Defesa, de Informações, de Segurança Interna e de Segurança do Ciberespaço, cujos candidatos foram alvo de um acordo entre PSD e PS.