Doze portugueses morreram em colisão frontal em França. Vitimas regressavam a Portugal

Doze portugueses morreram em colisão frontal em França. Vitimas regressavam a Portugal
twitter centre france
| Mundo
Porto Canal (MYF)

Doze portugueses morreram, na noite desta quinta-feira, na sequência de uma colisão frontal entre um mini-autocarro e um camião, perto de Lyon, em França. A carrinha onde seguiam as vítimas, entre os sete e os 63 anos, partiu da Suíça e teria como destino Portugal.

O acidente aconteceu perto da meia noite desta quinta-feira, na estrada nacional 79, entre Moulins et Montbeugny, na zona de Allier, perto da cidade de Lyon, em França. As vítimas morreram na sequência um choque frontal entre um mini-autocarro em que seguiam e um camião. A carrinha terá desviado-se para a faixa contrária e colidiu de frente com o veículo pesado, apurou a agência Lusa.

Ao que tudo indica, o veículo em que seguiam os portugueses saiu de Lausanne, Suíça, por volta das 21h00 de quinta-feira e teria como destino Portugal, para as pessoas passarem a Páscoa. Uma menina de sete anos está entre os 12 vitimas mortais. Apenas o condutor português, de 19 anos, que transportava os passageiros e os os dois condutores italianos do camião sobreviveram, mas ficaram feridos.

“São 12 mortos, em princípio, com idades entre os sete e 63 anos”, confirmou à agência Lusa, o Consulado de Portugal em Paris, acrescentando que “11 dos portugueses já foram identificados e são todos residentes na Suíça”.

Segundo uma fonte judiciária local, o condutor do mini-autocarro, não acusou álcool no sangue, avança a agência France Press. Já foi aberta uma investigação para apurar as causas do acidente rodoviário.

 

Secretário de Estado das Comunidades já transmitiu as condolências do Governo português às famílias dos 12 portugueses

O Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, transmitiu, esta sexta-feira, as condolências do Governo português às famílias dos 12 portugueses que morreram no acidente rodoviário.

“Eu queria transmitir em nome do Governo português uma mensagem de condolências às famílias que veem perecer 12 familiares num momento tão especial da nossa coletiva, que é a Páscoa", declarou à Lusa José Luís Carneiro.

Guy Charmetant, Presidente da Câmara de Montbeugny, explica à rádio 'France Info' que foi montada uma câmara ardente no edifício da câmara municipal. “Vamos esperar pela família para os receber da melhor forma possível".

O autarca lembra que o acidente ocorreu no troço da RCEA (Route Centre-Europe Atlantique), que atravessa a França de este a oeste, e que é conhecido por ser perigoso.

"Infelizmente, não é a primeira vez. O último acidente foi em setembro”. Em França, a RCEA é conhecida como “a estrada da morte”.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.