Vítimas mortais da tragédia em França são do norte de Portugal

Vítimas mortais da tragédia em França são do norte de Portugal
creusot-info
| Norte
Porto Canal (MYR)

Os quatro mortos, três feridos graves e 25 ligeiros, dos 32 ocupantes do autocarro que se despistou em França, às 03:28 deste domingo, são de várias localidades dos concelhos de Vila Nova de Foz Côa e Vale do Sousa, avança a Lusa, esta segunda-feira.

O grupo de portugueses estava a cerca de 300 quilómetros do destino, Friburgo na Suíça, após as festas com as famílias em Vila Nova de Foz Coa e no Vale do Sousa, no momento em que o condutor do autocarro perdeu o controlo do veículo, despistando-se na Estrada Nacional 79, a já conhecida "Estrada da Morte", em Charolles, na França. Na sequência deste acidente quatro pessoas morreram e 28 ficaram feridas cuja causa terá sido gelo na estrada, em que as vítimas mortais não levariam cinto de segurança e foram projetadas.

Das quatro vítimas mortais, duas eram de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Coa: José e Lídia Montez, de 59 e 57 anos, emigrados há já cerca de 30, em que o filho de ambos, de 38 anos, ficou ferido. Outra das vítimas mortais, também natural de Vila Nova de Foz Côa, tinha vindo a Portugal passar a época de festas, com o marido, ex-emigrante. Graça Murça, de 57 anos, ia voltar para junto da filha e dos dois netos, de quem tomava conta.

No domingo, avançou-se que a quarta vítima mortal era de Penafiel, contudo, a Câmara de Penafiel confirmou à Lusa não haver vítimas mortais do acidente naturais do concelho, mas sim o registo de feridos aparentemente livres de perigo. A quarta vítima será então de Lousada, tratando-se de uma mulher de 33 anos natural de Nevogile. Todos os feridos do violento acidente foram transportados para os hospitais de Macôn, Paray-Le Monial e Roanne, no distrito do Loire, sendo que uma das situações mais preocupantes é de um menino de três anos com graves lesões nos pulmões. 

+ notícias: Norte

Município de S. João da Madeira expande rede de passadiços em madeira

Está em curso a segunda fase da construção de quatro novos percursos pedestres na área de Parrinho-Mourisca, utilizando uma combinação de madeira e areão agregado com resinas. A empreitada amplia os três passadiços já existentes, previamente criados pela Câmara Municipal de S. João da Madeira na mesma região da cidade. O investimento ronda os 250 mil euros.

Requalificação do Percurso Pedonal entre Praça Flávio Sá Leite e Parque Desportivo da Rodovia concluída

O executivo do Município de Braga visitou a obra de requalificação do percurso pedonal entre a Praça Flávio Sá Leite e o Parque Desportivo da Rodovia, que já se encontra finalizada.

Câmara de Viana do Castelo vai explorar o serviço público de transportes

A Câmara de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, assumir a exploração do serviço público de transportes na área urbana da cidade a partir de setembro de 2025, data em que termina a atual concessão do serviço.