GNR de Póvoa de Lanhoso usa carro funerário em campanha contra o álcool

| Norte
Porto Canal com Lusa

Uma carrinha funerária, uma ambulância, um carro-patrulha e um táxi vão estar lado a lado, na quinta-feira, na berma da EN-103, em Póvoa de Lanhoso, numa ação "de choque" da GNR local contra a condução sob efeito do álcool.

O alferes Noé Pinto, do Destacamento da GNR de Póvoa de Lanhoso, explicou hoje à Lusa que a ideia é "de alguma forma chocar" os automobilistas, fazendo-os "acordar" para os perigos que advêm de uma condução sob o efeito do álcool.

Trata-se de uma ação inserida na campanha da GNR "A decisão de quem o leva a casa é sua! Se beber não conduza".

"No fundo, o que fizemos foi passar a imagem do folheto dessa campanha para um cenário real, usando as quatro diferentes viaturas na nossa ação de sensibilização, porque pensamos que assim a mensagem pode ser mais forte e apelativa", acrescentou Noé Pinto.

A ação da GNR de Póvoa de Lanhoso decorrerá das 16:30 às 18:00, naquela vila, na berma da EN-103.

Aquela estrada foi escolhida por ser muito movimentada, podendo assim a mensagem chegar a um grande número de automobilistas.

"Estamos numa quadra festiva e às vezes cometem-se exageros à mesa, pelo que todas as campanhas de sensibilização são importantes para reduzir a sinistralidade rodoviária", acrescentou Noé Pinto.

Os folhetos e os 'outdoors' da campanha "A decisão de quem o leva a casa é sua!" alertam que um em cada três condutores mortos em acidentes de viação conduzia com uma taxa ilegal de álcool no sangue.

+ notícias: Norte

Queda de neve vai colocar Porto e Norte sob aviso vermelho

Os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sob aviso vermelho por causa da neve a partir das 00h00 de sexta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Metro do Porto candidata linhas de Gondomar e da Trofa a financiamento

A Metro do Porto candidatou a financiamento do programa Sustentável 2030 as ligações de metro a Gondomar e de metrobus à Trofa, anunciou o presidente da empresa de transportes, Emídio Gomes.

Lítio. Associação local acusa Estado de sustentar exploração mineira em Boticas

A associação Unidos em Defesa de Covas do Barroso (UDCB) acusou o Estado de sacrificar a comunidade e legitimar e sustentar a mina de lítio, em Boticas, com um investimento de 110 milhões de euros.