Operadora da central de Fukushima revela novo problema em sistema de tratamento da água radioactiva

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 04 out (Lusa) -- A operadora da central nuclear japonesa de Fukushima informou hoje que o novo sistema de reciclagem da água radioativa, em testes, voltou a parar devido a uma avaria não especificada.

A Tokyo Eletric Power (TEPCO) explicou que o sistema de alarme do denominado Sistema Avançado de processamento de Líquidos (ALPS) foi ativado às 06:40 locais (22:40 de quinta-feira em Lisboa) detendo imediatamente as operações.

A avaria de hoje é a segunda que leva à paragem do ALPS na última semana

A empresa não detetou, contudo, nenhuma fuga de água radioativa nas condutas do sistema.

A TEPCO testou, pela primeira vez, um dos três circuitos do ALPS entre março e junho, mas teve de suspender o processo por um problema de corrosão.

Os testes foram retomados a 27 de setembro com outro circuito, mas um problema com uma borracha de um dos tanques que entupiu a boca de drenagem voltou a parar o sistema que apenas regressou à normalidade na segunda-feira.

O sistema de reciclagem da água foi desenvolvido pela Toshiba e tem como objetivo evitar a acumulação de água contaminada na central, bem como impedir que esta chegue ao mar sem tratamento.

No seu funcionamento pleno, o sistema vai permitir tratar a água atualmente armazenada já que está preparado para reciclar maior quantidade do que a necessária diariamente para arrefecer os reatores nucleares da central danificada pelo sismo, seguido de tsunami, de 11 de março de 2011.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Mais de 60 detidos em novos protestos na Geórgia contra lei de agentes estrangeiros

Pelo menos 63 pessoas foram detidas na noite passada em Tbilissi, na Geórgia, em mais uma jornada de protestos contra a chamada “lei dos agentes estrangeiros”, que durou quase seis horas e em que ficaram feridos seis polícias.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.