Guerra 'Rui Moreira vs TAP' vai dar livro

Guerra 'Rui Moreira vs TAP' vai dar livro
| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara do Porto escreveu um livro sobre a TAP e a "polémica estratégia de abandono do aeroporto do Porto" e a publicação vai ser lançada na terça-feira, avançou hoje à Lusa o seu adjunto.

Ao longo de 250 páginas, "TAP -- Caixa Negra" desvenda "os bastidores do diferendo" do autarca independente contra a transportadora, avançando com "pormenores desconhecidos acerca da vinda da Ryanair para Portugal, de jantares secretos e cartas a vários primeiros-ministros", refere Nuno Santos, adjunto do autarca e co-autor da publicação.

Editado pela Almedina e prefaciado por Luís Valente de Oliveira, ex-ministro em cinco governos de Portugal, o livro revela ainda a opinião de Moreira "sobre o centralismo crescente em Portugal" e explica as razões da "guerra séria" que o autarca independente Rui Moreira "tem lançado em defesa do aeroporto do Porto, da sua cidade e da região Norte.

Nos últimos meses, Rui Moreira tem criticado a estratégia da TAP para o Porto e admitiu "apelar ao boicote da região" à transportadora, acusando-a de ter em curso uma estratégia para "destruir o aeroporto Francisco Sá Carneiro", no POrto, e construir, em Lisboa, "um novo aeroporto e uma nova ponte".

A "guerra séria" que Moreira disse ter em curso contra a TAP deve-se, em parte, à ligação aérea entre Vigo e Lisboa e à suspensão de quatro rotas europeias que a TAP diz representarem um prejuízo de 8,02 milhões de euros, ao passo que a autarquia do Porto garante terem uma "ocupação média de 90%", representando "o transporte de perto de 190 mil passageiros, em 1.867 voos de ida e volta".

"TAP -- Caixa Negra" vai ser "lançada no mercado no próximo dia 22", terça-feira, num local ainda por divulgar.

Os autores dividem os textos em dez capítulos, recuando no tempo "para que se percebam todos os contornos da privatização da ANA, empresa gestora dos aeroportos em Portugal, e a luta que Moreira, então presidente da Associação Comercial do Porto, travou para evitar a construção do aeroporto na Ota e em Alcochete", descreve Nuno Santos.

O livro divulga também "números e outros dados acerca da atividade da TAP, das suas participadas, dos negócios no Brasil, da compra e desaparecimento da Portugália e da contratação da White Airways para operar a anunciada ponte aérea entre o Porto e Lisboa, com aviões da brasileira Azul".

"Na narração que faz dos acontecimentos, Rui Moreira revela pormenores desconhecidos acerca da vinda da Ryanair para Portugal, de jantares secretos e cartas a vários primeiros-ministros e transmite com clareza o que pensa sobre o centralismo crescente em Portugal", acrescentou Nuno Santos.

+ notícias: Norte

Paulo Malafaia garante que nunca fez "coisas do arco-da-velha” em Gaia

O empresário imobiliário Paulo Malafaia, arguido no processo Babel, garantiu esta segunda-feira que nunca fez “coisas do arco-da-velha” ou fora das normas em Vila Nova de Gaia, ao contrário do que dizia a outros promotores.

Dez distritos sob aviso amarelo por causa da agitação marítima

Dez distritos do continente vão estar na terça e na quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Empresário Paulo Malafaia garante que nunca corrompeu ex-vice-presidente de Gaia

O empresário Paulo Malafaia, arguido no processo Babel, afirmou esta segunda-feira que nunca corrompeu, nem recebeu contrapartidas da Câmara de Vila Nova de Gaia, nomeadamente do ex-vice-presidente, Patrocínio Azevedo, igualmente arguido.