Pelo menos 96 mortos e 3 milhões de pessoas afectadas com cheias no sudeste asiático

Pelo menos 96 mortos e 3 milhões de pessoas afectadas com cheias no sudeste asiático
| Mundo
Porto Canal

Pelo menos 96 pessoas perderam a vida e cerca de três milhões foram afetadas pelas inundações que assolam vários países do sudeste asiático, revelou hoje a Cruz vermelha Internacional.

As cheias, provocadas pelas fortes chuvas da época de monções e pela sucessão de tempestades que afetaram a região, obrigaram mais de 10.000 pessoas a abandonarem as suas casas e permanecerem em centros de deslocados.

No Camboja, cerca de 30 pessoas morreram e 374.000 foram afetadas pelas inundações que provocaram danos em mais de 65.000 casas e em cerca de 500 escolas, além dos danos em infraestruturas.

No Laos, as piores inundações dos últimos 35 anos provocaram a morte a 20 pessoas e prejuízos a outras 350.000 que se viram afetadas por escassez de produtos de primeira necessidade como alimentos, água e medicamentos, especificou a Cruz Vermelha.

Mais de 100.000 pessoas de quatro províncias vietnamitas sofreram danos com a chegada na segunda-feira do tufão "Wutip" cujas chuvas e ventos acabariam por contribuir para a morte de 24 pessoas.

Na Tailândia, a abertura das comportas de várias barragens para controlar o nível das águas, alagou 8.000 povoações em 29 províncias, afetando mais de 2,1 milhões de pessoas e deixando 21 mortos.

+ notícias: Mundo

Hamas aceita proposta de cessar-fogo na Faixa de Gaza

O movimento islamita Hamas anunciou esta segunda-feira ter aceitado uma proposta de cessar-fogo, mediado pelo Egito e pelo Qatar, para suspender a guerra de sete meses com Israel na Faixa de Gaza.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.