Produtor de leite procede ao abate de vacas para diminuir produção de leite

| Norte
Porto Canal (MYF)

Produtores de leite do Minho, reúnem-se, esta terça-feira, em Sequeira, Braga, em protesto contra uma crise que dizem estar a os “estrangular”. Em declarações aos jornalistas, Manuel Vilaça diz que neste momento é mais rentável derramar o leite do que vendê-lo. O produtor entregou, esta tarde, mais três vacas no Mercado de Gado da Leicar, na Póvoa de Varzim, para que depois sejam vendidas para abater. 

Actualizado 15-03-2016 17:21

Depois da manifestação desta segunda feira, que juntou mais de dois mil produtores nacionais em protesto junto à Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Norte, em Matosinhos, é a vez de os produtores da freguesia de Sequeira mostrar o seu descontentamento com a crise que o setor está a atravessar. Os produtores dizem não aguentar mais os preços praticados no país e criticam o facto das empresas comprarem leite a produtores estrangeiros.

Manuel Vilaça, revela aos jornalistas que a melhor solução passa por deitar o leite fora, na vez de vendê-lo. “Se entregar o leite [à Agros] perco 1500 euros, se não entregar perco 1100 euros“, afirma o produtor. Isto porquê? Segundo o contrato imposto pela empresa 'Agros', Miguel Vilaça tem de pagar "15 cêntimos por cada litro de leite" que vá para além limite imposto pela empresa e mais "dois cêntimos por cada litro" do total da entrega.

O produtor revela, por isso, que no final do ano passado teve de entregar 10 vacas ao Mercado de Gado da Leicar, na Póvoa de Varzim, para serem vendidas para abater, e na tarde desta terça-feira, voltou a levar mais três, tudo por um propósito: reduzir a produção.

Os produtores queixam-se dos preços baixos pagos à produção e pelas importações, que Manuel Vilaça, diz estar abaixo da Comissão Europeia. Exigem ao Governo que as quotas do leite sejam novamente repostas e pedem apoios e financiamentos a um setor, que segundo os produtores, pode estar em vias de extinção.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Encontrada com vida mulher de 87 anos que estava desaparecida em Viseu

A mulher de 87 anos que estava desaparecida em Nogueira de Cota, no concelho de Viseu, foi encontrada durante a tarde deste domingo “com vida e bem de saúde”, disse à agência Lusa fonte da GNR.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.