Mais de 1500 produtores do leite e carnes nacionais em protesto no Grande Porto

Mais de 1500 produtores do leite e carnes nacionais em protesto no Grande Porto
| Norte
Porto Canal (MYF)

Os produtores do leite e carnes nacionais manifestam-se, esta segunda-feira, no Grande Porto. Cerca de 200 tratores e mais de 1500 pessoas saem à rua exigindo “medidas urgentes” para salvar o setor.

Os produtores saem às 10h00 de Vila do Conde, em manifesto pela produção nacional e contra as práticas comerciais abusivas na grande distribuição.

“O setor sentia necessidade de fazer uma grande manifestação em que todos os produtores de leite pudessem participar. Estamos, muitos de nós, a receber 20 cêntimos, 22, alguns a 25, e estão, muitos outros, obrigados a reduzir drasticamente a produção de um mês para o outro 20%. Estamos obrigados a abater animais, o que nos vai impedir de cumprir as prestações e o que tínhamos programado”, explicou Carlos Neves, Presidente da Associação dos Produtores de Leite de Portugal, à Rádio Renascença.

Cerca de 200 tratores e mais de 1500 pessoas saem às ruas, em protesto. Carlos Neves avança que não estará prevista qualquer ação de bloqueio de estradas, mas que "naturalmente" este manifesto poderá perturbar o trânsito.

Os manifestantes dirigem-se à Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, em Matosinhos, mas antes ainda vão parar em duas superfícies comerciais.

“Vamos depois parar numa segunda concentração em frente ao Pingo Doce e num terceira concentração em frente ao hipermercado Continente”, adiantou o responsável.

Este protesto acontece no mesmo dia que o Ministro da Agricultura se reúne com os Ministros da Agricultura da União Europeia, em Bruxelas, onde o leite e a carne suína serão uns dos temas em cima da mesa, na reunião.

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.