Dezenas de pessoas aguardam chegada de Marcelo ao Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Algumas dezenas de pessoas estão já concentradas na avenida dos Aliados, em frente à Câmara do Porto, a aguardar a chegada do Presidente da República (PR), que termina hoje na cidade as cerimónias de tomada de posse.

Rosário Gonçalves, de 63 anos e doméstica, chegou aos Aliados cerca das 09:30 para "ver o Presidente", Marcelo Rebelo de Sousa, cuja chegada está prevista para as 11:05.

"Nunca nenhum outro Presidente fez isto" de vir ao Porto no âmbito da tomada de posse, disse, em declarações à Lusa, Rosário, que garantiu ter acompanhado as cerimónias que tiveram início na quarta-feira, em Lisboa, com atenção pela televisão.

Rosário garantiu que ficará na primeira linha, junto ao gradeamento de segurança colocado na rua, até Marcelo Rebelo de Sousa abandonar os Paços do Concelho.

"Não é sempre que um Presidente vem ao Porto. Não votei nele mas admiro-o, pela popularidade dele, pela maneira de ser. Parece mais de afetos, mais próximo das pessoas. Espero que seja mesmo assim. Para carrancudo já tínhamos o outro", descreveu Joaquim Moreira, de 56 anos, que aguardava por Marcelo Rebelo de Sousa na Avenida dos Aliados.

O desempregado espera que o novo PR dê "um bocado mais de ânimo e esperança às pessoas, para ver se o país muda".

Kote, de San Sebastian, País Basco, Espanha, de 67 anos, está há dois dias no Porto, parou em frente à Câmara porque percebeu que ia acontecer "algo oficial" e vai ficar até ao fim.

Alda Martins, reformada de 60 anos, quer "conhecer Marcelo pessoalmente".

"Como parece que estou a gostar dele, quero vê-lo. Espero que este faça mais do que o outro", afirmou.

João Peixoto, estudante de 18 anos, estava também já às 10:00 na primeira fila para ver o Chefe de Estado, afirmando ter esperança que Marcelo "faça o melhor possível pelos jovens e pelos desempregados".

"Aprecio a sua sabedoria e por isso vim", concluiu.

Eleito a 24 de janeiro com 52% dos votos, Marcelo Rebelo de Sousa, 67 anos, tomou posse como Presidente da República na quarta-feira em Lisboa, depois de jurar cumprir e fazer cumprir a Constituição.

As cerimónias da tomada de posse encerram hoje no Porto, com visitas à Câmara, ao bairro do Cerco e a uma exposição sobre o vereador da Cultura Paulo Cunha e Silva, que morreu em novembro.

+ notícias: Norte

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Hospital de Penafiel sem doentes infetados por bactéria multirresistente

Não existem novos casos de doentes infetados ou colonizados com a bactéria multirresistente no Hospital Padre Américo, escreve o Jornal de Notícias (JN), citando fonte hospitalar.

Câmara de Famalicão vai ampliar e remodelar escola básica

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão vai ampliar e remodelar a Escola Básica do 1º Ciclo Senador Sousa Fernandes, popularmente conhecida como Escola Primária de Mões.