Quatro distritos do continente sob aviso laranja devido à chuva forte

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 out (Lusa) -- Quatro distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de períodos de chuva que podem ser fortes, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo informação disponibilizada na página da Internet do IPMA, os distritos de Viseu, Guarda, Santarém e Leiria vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, entre as 15:00 e as 20:59 de hoje, passando depois a aviso amarelo.

O IPMA informa também que os distritos de Santarém, Castelo Branco, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança vão estar sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 00:00 e as 23:59 de hoje, devido à previsão de chuva por vezes forte.

Sob aviso amarelo está também a costa norte da Madeira entre a 01:00 e as 23:59 de hoje devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

O aviso laranja diz respeito, segundo o IPMA, a uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo pressupõe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu muito nublado, períodos de chuva, por vezes forte e persistente, em especial na região centro, condições favoráveis à ocorrência de trovoada, nevoeiro ou redução de visibilidade devido a precipitação persistente e vento fraco a moderado do quadrante sul, soprando moderado a forte nas terras altas, em especial até meio da tarde.

No sul, prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva em geral fraca, tornando-se gradualmente moderada no distrito de Setúbal e região do Alto Alentejo a partir do meio da tarde, vento em geral fraco do quadrante sul, soprando temporariamente moderado no litoral a norte de Sines e nas terras altas até meio da tarde e neblina ou nevoeiro matinal.

Em Lisboa e em Ponta Delgada prevê-se uma temperatura máxima de 21 graus Celsius, no Porto, Castelo Branco e Angra do Heroísmo 20, em Faro 23, Beja 26, Évora 24, Guarda 15, Viseu 18, Funchal 27 e Santa Cruz das Flores 22.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.