Deco recebeu 924 denúncias na campanha contra desperdício de água

Deco recebeu 924 denúncias na campanha contra desperdício de água
| País
Porto Canal

A DECO recebeu 924 denúncias no âmbito da campanha contra o desperdício de água, que decorreu entre março e setembro, durante a qual a associação detetou "fraca capacidade" de resposta das entidades competentes.

De acordo com os resultados da campanha, divulgados pela DECO quando se assinala o Dia Nacional da Água, das 924 denúncias recebidas, foram resolvidas 467.

Das denúncias recebidas, 35 por cento (%) referem-se a fuga de água visível à superfície, 29% a rega desadequada em espaços verdes municipais, 17% a fuga na boca de incêndio, rega e lavagem de ruas, 7% a rotura na tubagem e 2% a colapso de faixa de rodagem de estrada ou rua por rotura na tubagem.

A associação de defesa dos consumidores realça ainda que "o silêncio das entidades desaponta os consumidores" e que as entidades gestoras revelam "fraca capacidade de resposta para diminuir as perdas de águas reportadas pelo cidadão comum".

"A diminuta reabilitação das condutas conduz a perdas de água (muitas delas visíveis, como revelaram os participantes da campanha), que depois se refletem em aumentos do tarifário, logo na fatura no final do mês", sublinha a DECO.

A associação refere ainda na nota de balanço da campanha que "alguns municípios sobem o preço da água para recuperar custos, medida nem sempre acompanhada de eficiência: 64% das 90 entidades gestoras com perdas de água superiores a 150 litros por ramal e por dia aumentaram os tarifários de abastecimento".

"Nos 57 municípios onde as entidades não informaram sobre as perdas de água, a maioria (63%) também aumentou os tarifários", acrescenta.

Segundo dados de 2011 da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) citados pela DECO, o volume de perdas em vários municípios "deixa antever os custos elevados das entidades por ineficiência".

"É preciso mais do que sensibilizar as entidades gestoras dos serviços de abastecimento, para cumprirem a qualidade do serviço, que passa pela redução do desperdício", afirma a DECO, acrescentando: "É urgente implementar programas de reabilitação de condutas e deteção de perdas reais de água em todo o sistema de abastecimento".

"Os consumidores estão a ser prejudicados pela falta de qualidade de serviço. Por isso, é necessário reforçar o quadro legislativo na aprovação de um sistema de penalização das entidades, indemnizando os consumidores no caso de falhas de abastecimento, muitas vezes resultado da insuficiente reabilitação de condutas", refere ainda a Deco.

A associação de defesa dos consumidores diz que já enviou as suas exigências ao Ministério do Ambiente e à ERSAR.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.