Mais um lince-ibérico encontrado morto em Beja

Mais um lince-ibérico encontrado morto em Beja
| País
Porto Canal (MYF)

O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) anunciou, esta quarta-feira, que a fêmea de lince-ibérico ‘Myrtilis', que tinha sido libertada na natureza, em Beja, em janeiro, foi encontrada, esta terça-feira, morta.

'Myrtilis' "foi encontrada morta, pela equipa de campo do ICNF, numa zona próxima do local de solta, no decurso da monitorização dos animais reintroduzidos na região de Mértola", avançou o instituto, num comunicado enviado à agência Lusa. O cadáver do animal vai ser agora encaminhado para a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa para a realização de uma necropsia para apurar as causas da morte.

Com a morte desta fêmea, o número de linces ibéricos a viver livres no Parque Natural da Vale do Guadiana, no concelho de Mértola, Beja, desce de 16 para 15 animais desta espécie, numa iniciativa que começou em dezembro de 2014 no âmbito da Recuperação da Distribuição Histórica do Lince-Ibérico em Espanha e Portugal 'LIFE+Iberlince'.

Este é o segundo lince-ibérico que morre desde que o projeto teve início. Em março do ano passado, a fêmea 'Kayakweru', que tinha sido libertada em fevereiro desse mesmo ano, foi a primeiro animal da espécie a ser encontrado morto, vítima de envenenamento.

'Myrtilis' fazia parte do grupo de três linces ibéricos, duas fêmeas e um macho, que tinham sido libertados, no dia 25 de janeiro deste ano, no âmbito da 2.ª época de reintrodução da espécie em Portugal.

+ notícias: País

Quando é que o céu se volta a pintar de rosa? A resposta dos especialistas para o fenómeno raro em Portugal

Portugal foi surpreendido com um espetáculo celestial único na noite passada. Uma aurora boreal tingiu o céu de cor-de-rosa e fez as maravilhas de fotógrafos e vários utilizadores nas redes sociais por todo o país que capturaram o momento. Se não a viu, esteja atento porque há a chance do fenómeno se repetir durante o fim de semana, especialmente a Norte.

Protecção Civil com 300 operacionais para apoiar peregrinos em Fátima

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai ter cerca 300 operacionais para prestar assistência aos peregrinos que se deslocam ao Santuário de Fátima, numa operação que decorre entre este domingo e segunda-feira.

Ginásios já recuperaram números pré-pandémicos e nunca houve tantos utilizadores

Os ginásios em Portugal estão a testemunhar um aumento significativo no número de praticantes, com mais de 700 mil pessoas a aderirem à prática de exercício físico. Os números devem-se a um resultado de uma recuperação notável após os anos de 2020 e 2021, que foram marcados por uma redução no número de sócios e membros devido aos encerramentos e restrições relacionadas com a pandemia da Covid-19.