Lince ibérico que foi operado já recuperou e voltou à natureza

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 03 nov (Lusa) - O lince ibérico Loro, libertado em meados de abril e depois capturado por apresentar um problema na pata, voltou à natureza, já recuperado de uma cirurgia, anunciou o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Segundo uma informação do ICNF, o lince "foi solto a 02 de novembro de 2015 [segunda-feira], em ótima condição física, e a sua evolução será agora acompanhada pela equipa de campo", coordenada por aquela entidade.

O lince ibérico Loro, oriundo do centro de cria de El Acebuche, em Espanha, foi libertado na natureza a 16 de abril, tendo-se fixado na extremidade oeste da Herdade das Romeiras, em Mértola, no Alentejo.

Através do acompanhamento e da monitorização dos linces ibéricos em liberdade no Vale do Guadiana, o ICNF detetou, a 8 de julho, por meio de observação direta e de registo em vídeo, que "o macho Loro apresentava um problema na pata posterior esquerda que o impedia de se deslocar normalmente", explica a nota do instituto.

O animal foi capturado a 9 de julho e transportado para o Centro de Cirurgia Veterinária de Loures, onde foi submetido a uma intervenção cirúrgica para correção da fratura da tíbia esquerda e esteve, desde então, em recuperação nas quarentenas do Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico, em Silves.

"Após remoção das cavilhas intra-medulares que lhe foram aplicadas em julho, o animal mostrou estar apto para voltar ao seu território" e voltou à natureza na segunda-feira.

EA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Jovem associado a ataques no Brasil fica em prisão preventiva

O jovem de 17 anos detido na quinta-feira no Norte do país por suspeita de homicídio qualificado e incitamento ao ódio e à violência, conduta que resultou num ataque com arma numa escola do Brasil, ficou em previsão preventiva por ordem de uma juíza de instrução criminal, avançou a CNN.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.