CGTP promove marchas de protesto sobre o Tejo e o Douro no dia 19 de Outubro

| País
Porto Canal

A CGTP decidiu hoje promover duas marchas de protesto no dia 19 de outubro que incluem a travessia da Ponte 25 de Abril, em Lisboa, e da Ponte do Infante, no Porto, disse à agência Lusa fonte sindical.

As marchas foram decididas pela comissão executiva da central e integram as iniciativas marcadas pelo Conselho Nacional para outubro contra a política de austeridade do Governo.

No início de setembro, a CGTP marcou para 01 de outubro um "dia de esclarecimento e mobilização nos locais de trabalho", para 05 de outubro um dia de "protestos variados" e uma "grande ação nacional de luta" a 19 de outubro, poucos dias após a entrega da proposta de Orçamento do Estado.

No primeiro dia de outubro, dia do aniversário da CGTP, os dirigentes da central vão desdobrar-se para estar em todo o país, nas empresas, para discutir com os trabalhadores os seus problemas e mobilizá-los para as ações de luta que vão ser promovidas em defesa das suas reivindicações e em protesto contra a política do Governo.

No dia 05 de outubro vão ser feitas greves totais e parciais, entre outras iniciativas, contra a retirada do feriado que assinalava a implantação da República e a redução do pagamento do trabalho extraordinário e em dia feriado.

A CGTP marcou "uma grande ação nacional de luta, com enorme expressão de rua", para 19 de outubro porque prevê que o Orçamento do Estado vá agravar os cortes nas áreas sociais e na administração pública e considera que os trabalhadores "precisam de dar uma resposta muito determinada" ao que está a ser preparado pelo Governo.

Ao longo do mês de setembro foram realizados plenários de dirigentes e ativistas sindicais da CGTP em todo o país para discussão da proposta reivindicativa e de ação da central.

+ notícias: País

Calor está de regresso e com temperaturas recorde para este ano

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira, prevendo-se máximas que podem ultrapassar os 30 graus em alguns locais de Portugal continental, disse à agência Lusa o meteorologista Pedro Sousa.

GNR e PSP aplicaram 90 contraordenações após fiscalizarem 43 bares noturnos

A GNR e a PSP fiscalizaram no fim de semana 43 estabelecimentos de diversão noturna que resultou na aplicação de 90 autos de contraordenação, refere um comunicado conjunto das duas forças de segurança.

Seis artistas portuguesas distinguidas em prémios internacionais

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA, na sigla em inglês), que decorreram na madrugada deste domingo na cidade norte-americana de Providence, distinguiram seis artistas portugueses, incluindo Cláudia Pascoal, Filipa Biscaia e Noa Rangel.