Arrancam trabalhos de requalificação do areal da Praia de Ofir - Esposende

| Norte
Porto Canal / Agências

Porto, 30 set (Lusa) - A Agência Portuguesa do Ambiente/Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA/ARH Norte) anunciou hoje ter iniciado os trabalhos de reposição de areia na Praia de Ofir, em Esposende, em frente ao hotel e prédios de habitação.

Em comunicado, a APA/ARH Norte explica que os trabalhos, orçados em 25 mil euros, visam o "reforço da faixa superior da praia, recorrendo à movimentação/ripagem de areias com caráter de urgência", exigindo "reposições anuais".

Segundo salienta, a área agora intervencionada "está há vários anos identificada como crítica, uma vez que a erosão tem vindo a desgastar os sistemas dunares que até agora têm evitado a inundação das zonas edificadas.

A requalificação do areal da Praia de Ofir está entre as ações prioritárias identificadas no Plano de Ação de Valorização e Proteção do Litoral (PAPVL) 2012-2015, desenvolvendo-se numa extensão de aproximadamente 220 metros.

A obra é financiada a 85% pelo Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), sendo os restantes 15% assegurados pelo Fundo de Proteção de Recursos Hídricos (FPRH).

PD // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Saiba onde vão estar os radares em maio no Norte do país

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou, no âmbito da habitual operação “Quem o avisa…”, onde e quando vão estar localizados os radares de velocidade para o mês de maio.

Rede UNIR lidera reclamações sobre transportes registadas no Portal da Queixa

A rede de transportes metropolitanos UNIR, que opera em 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, continua a gerar críticas cerca de cinco meses depois de ter entrado em funcionamento. No Portal da Queixa, desde dezembro até abril, foram registadas 400 queixas de utilizadores.

Viana do Castelo vai lançar novo concurso público para a construção do mercado

O presidente da Câmara de Viana do Castelo anunciou esta terça-feira a a abertura de um novo concurso público para a construção do novo mercado municipal, no local onde existia do prédio Coutinho.