Vereadores do PS e PSD apoiam Rui Moreira no diferendo sobre a TAP

| Norte
Porto Canal (MYF)

Os vereadores do PS e o PSD da Câmara Municipal do Porto vão apoiar Rui Moreira nas suas posições acerca da operação da TAP a partir Aeroporto Sá Carneiro. O Presidente da autarquia sublinhou na reunião desta terça-feira, que o seu objetivo passa por defender o Porto, tal como se comprometeu com os portuenses.

De acordo com o site da autarquia, o PSD aprovou e apresentou uma moção, proposta pelo vereador do PS, Manuel Pizarro: “Socialistas e Social-democratas votaram favoravelmente uma moção apresentada pelo PSD, que mereceu também o voto favorável dos independentes. Apenas a CDU votou contra, tendo apresentado a sua própria moção que, no essencial, também apoiava as posições que Rui Moreira tem assumido”, pode-se ler em Porto.pt.

A autarquia acrescentou ainda nesta moção que requer que o Governo "clarifique o que entende significar na prática a manutenção no Aeroporto Sá Carneiro de uma operação aeroportuária relevante por parte da TAP, no contexto das opções estratégicas desta companhia aérea", avança o site.

Rui Moreira lembrou que o recente comunicado da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) dá razão à Câmara do Porto quando refere que a operação da TAP é estratégica: “No seu comunicado, a ANAC diz claramente que as questões de operação são questões estratégicas da empresa. E isso dá razão ao que sempre dissemos”, afirmou Rui Moreira na reunião.

O encontro urgente que o Presidente da Câmara do Porto marcou com o Primeiro-Ministro foi um dos temas também abordados na reunião municipal. Rui Moreira refere que "o Governo tem a ideia de, com a reversão parcial da privatização, poder controlar melhor as opções estratégicas da TAP, nomeadamente, garantir algumas rotas estratégicas. Eu não consegui, ainda, entender como é que o Governo poderá fazê-lo sem o controlo da Comissão Executiva da empresa", explicou aos vereadores, acrescentando que em torno de toda esta polémica o que lhe interessa são as “opções estratégicas do Porto. É isso que me move", disse.

O autarca adianta ainda que, tendo em conta os interesses do Porto, gostava que a TAP fosse " totalmente privada ou totalmente pública e que a situação fosse clara". Se a TAP for privada, poderemos lidar com ela como qualquer outra companhia. Mas, se for pública, o Porto não pode nunca, mas nunca cansar-se de lutar, de falar e até, se preciso for, de falar à moda do Porto", referiu.

O autarca continua a dizer que não se calará e que não se importa de ser eleitoralmente prejudicado. No entanto, aproveitou para censurar os que o criticam quando defende a manutenção das rotas que a TAP pretende suspender, nomeadamente os voos Bruxelas, Roma, Milão e Barcelona a partir do aeroporto Sá Caneiro, no Porto. 

“Ganhei o Euromilhões e compro a TAP – acessível a TAP para quem ganha o Euromilhões. E então dizia assim: a partir de agora, a TAP opera a partir do Porto e os senhores de Lisboa se quiserem viajar seja para onde for na TAP têm que vir ao Porto numa ponte aérea. Já pensaram o que é que as mesmas pessoas que estão tão inflamadas por nós reclamarmos, o que as pessoas de Lisboa iriam dizer? Imaginem o que seria dizer aos eurodeputados de Lisboa que tinham de vir ao Porto para seguir para Bruxelas!”, ironizou o autarca.

+ notícias: Norte

Acidente entre três carros e camião condiciona A28 em Matosinhos

Uma colisão em cadeia entre três carros e um camião condicionou a A28 no final da tarde desta quinta-feira, no sentido Sul/Norte. De acordo com fonte dos meios no local, o acidente envolveu dois feridos que foram transportados para o hospital.

Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu

Quatro homens e uma mulher foram detidas por alegado tráfico de estupefacientes em cinco concelhos da região de Viseu, anunciou a Guarda Nacional Republicana (GNR), que também apreendeu diverso material.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.